Eleições

Segurança apresenta planejamento para eleição suplementar em Campo Grande

Agência Alagoas | 02/03/21 - 12h33
Agência Alagoas

A Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Perícia Oficial apresentaram, na tarde dessa segunda-feira (1º), o planejamento das respectivas forças para o período eleitoral fora de época que ocorrerá em Campo Grande. A eleição suplementar acontecerá no próximo dia 11 de abril.

A operação busca garantir um ambiente de votação seguro para os 8.218 eleitores aptos a votar no município do agreste alagoano, como também dispersar aglomerações e autuar aqueles que desobedeçam às normas de segurança estabelecidas pelo Decreto Estadual nº 72.438, em virtude da pandemia de Covid-19.

À Polícia Militar caberá a guarda das urnas que deverão chegar um dia antes da eleição, no sábado. O Comando de Policiamento de Área do Interior II (CPAI-II) solicitou 32 alunos do Curso de Formação de Praças (CFP) que serão escalados para salvaguardar as urnas durante a noite.

Contudo, já a partir da próxima quinta-feira (4), equipes do Programa Força Tarefa, Pelopes e Cavalaria realizarão rondas e ações pontuais na cidade e na zona rural. A ação visa proporcionar maior sensação de segurança à população durante o período pré-eleitoral.

Equipes do BPRv deverão reforçar a rodovia estadual AL-115, nos acessos da cidade de Campo Grande durante os dias 10 e 11 de abril. Também está autorizado o uso do Grupamento Aéreo no dia da eleição ou antes do pleito, caso o CPAI-II julgar necessário.

E no dia 11 de abril, cada local de votação contará com dois policiais militares fazendo a segurança. Além disso, três equipes com três policiais cada uma, realizarão rondas motorizadas na cidade durante todo o dia e outras duas equipes, também com três policiais cada, estarão de prontidão para qualquer eventualidade.

Demais forças

A Polícia Civil reforçará a segurança na cidade com duas equipes da Asfixia de sexta-feira (9) a domingo (11). Além disso, no dia da votação, uma equipe de cinco policiais e um delegado estará de plantão na Central de Polícia Civil de Arapiraca, para apurar quaisquer ocorrências relacionadas ao pleito eleitoral. No total, 30 policiais civis atuarão na operação.

O 3º Grupamento Bombeiro Militar (3º GBM) disponibilizará uma viatura para ficar de plantão em Campo Grande no dia da eleição. Uma equipe de atendimento pré-hospitalar estará disponível para atender a população em caso de necessidade.

A Perícia Oficial contará com equipes de prontidão para realização de perícias internas, externas e laboratoriais. Ao todo serão cinco viaturas e 19 pessoas empregadas durante as eleições suplementares de Campo Grande, dentre eles 10 peritos criminais.

O coronel Elias Oliveira destacou que a Segurança Pública estará presente no município com o efetivo necessário para dar a segurança necessária à população de Campo Grande durante essa eleição fora de época. “A população pode ficar tranquila que as forças de segurança estarão presentes para garantir que esse pleito atípico seja seguro a todos os eleitores de Campo Grande e que todos possam exercer seu direito de voto”, disse.

Segurança contra a Covid

Todos os agentes de Segurança Pública deverão utilizar, durante toda a operação, máscaras hospitalares e higienização com álcool em gel a 70% para evitar a contaminação pelo coronavírus.