Curiosidades

Seis passos para sair do alagamento com o carro em segurança

21/07/17 - 15h45

O verão é uma das estações mais adoradas pelos brasileiros, mas traz consigo as fortes chuvas capazes de castigar a cidade com os temidos alagamentos. Árvores caídas, falta de energia e vias inundadas são apenas alguns dos reflexos. E como agir ao se deparar com essa situação quando você está dirigindo?

Se você já passou por isso, sabe que é um momento de tensão. Por isso, para evitar danos no carro e garantir a sua segurança, é importante manter a calma e redobrar a atenção no trânsito.

O que fazer em caso de enchentes

Reduza a velocidade

Ninguém aqui deseja ter que abandonar o carro por causa de pane, certo? Portanto, a primeira recomendação é diminuir imediatamente a velocidade. Em seguida, pare e analise: a travessia é realmente necessária? Caso a resposta seja afirmativa, preste atenção aos níveis da água e busque os trechos mais rasos. Observe onde a água está atingindo os carros que já estão fazendo a travessia. Só atravesse se a água não ultrapassar o meio da roda.

Deixe o motor sempre ligado

Se você desligar o carro, aumentam as chances de entrar água no escapamento e na câmara de combustão, causando o calço hidráulico e danificando o motor. Por isso, mesmo que você esteja parada, fique com o carro ligado o tempo todo. E atenção: veículos rebaixados sofrem anda mais riscos de calço hidráulico.

Aqui vai uma dica preciosa: se o carro morrer na hora de atravessar o alagamento, deixe-o desligado. Dar a partida novamente vai fazer com que o motor receba ainda mais água. A melhor alternativa é que o carro seja guinchado até a oficina.

Permaneça na 1ª marcha

Na hora de atravessar a enchente, engate a 1ª marcha e continue com ela sempre na direção reta, em baixa velocidade, até o final. Em carros automáticos, o conselho é habilitar a função manual ou manter a aceleração constante, para garantir uma rotação maior e a baixa velocidade. Nunca troque a marcha durante a travessia!

Se o veículo tiver algum recurso de ajuste de tração, utilize! Eles ajudam a dividir as forças pelas rodas, controlando melhor a velocidade. Vale lembrar que o ar-condicionado deve ser desligado, pois você precisa da potência total do motor para atravessar a inundação. Além disso, o aparelho pode aumentar o risco de entrada de água.

Siga em fila única

Escolha sempre passar pelo alagamento em fila única e longe de outros carros. Atravessar a água junto com outros veículos pode aumentar ainda mais os riscos de danificações por causa da formação de ondas. Por isso, nesta hora, ter paciência é algo essencial. Espere o carro da frente seguir até que haja uma boa distância.

Ao sair do alagamento, retire a umidade

Depois de atravessar o pior trecho, é importante frear levemente o carro para retirar a umidade do sistema o mais rápido possível. Assim, você evita que os freios sofram alguma consequência mais séria no médio e longo prazo. Se o carro tiver mais de dez anos de uso, os prejuízos podem ser ainda maiores.

Realize um check-up no carro

Os sistemas de embreagem, injeção eletrônica, freios e suspensão podem sofrer danos depois de enfrentar uma enchente. Peça a um mecânico que avalie a real situação das peças e evite prejuízos no futuro.

Além disso, lembre que o veículo pode ter sido contaminado após a penetração da água suja e de resíduos. Aproveite para fazer uma limpeza profunda nos bancos, tapetes e outros locais. Elimine todas as possibilidades de mofo!