Maceió

Sem avanço na negociação, professores de Maceió continuam em greve mesmo após decisão judicial

TNH1 | 22/07/22 - 11h52
Assembleia realizada nessa quinta (21) decidiu por manter a greve | Foto: Divulgação/Sinteal

Um grupo de professores esteve na porta de um hotel, na parte baixa da capital alagoana, para tentar ser ouvido pelo prefeito de Maceió, JHC, na manhã desta sexta-feira (22). Mas, apesar da mobilização, o grupo não foi recebido. Essa foi mais uma ação de parte da categoria que está em greve há mais de 10 dias, reivindicando reajuste salarial. 

"Resolvemos ir até lá quando soubemos que ele estaria no hotel, na tentativa dele ter consideração e nos ouvir. Mas não fomos recebidos. Já são 120 escolas fechadas e não aceitamos apenas 4% de reajuste no nosso salário", falou ao TNH1 Claudenice Santos, professora da rede municipal de ensino há 15 anos. 

Nessa quinta-feira (21), uma assembleia foi realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal) e a categoria decidiu por manter a greve, mesmo após a justiça ter determinado, na última terça-feira, 19, que os servidores da educação de Maceió retornassem imediatamente às atividades de trabalho, sob pena multa diária de de R$ 5 mil em caso de descumprimento.

De acordo com a presidente do Sinteal, Consuelo Correia, a decisão de manter o movimento aconteceu devido à falta de avanços nas negociações com o prefeito JHC. "Não vamos nos acovardar. A luta é pelos nossos direitos! O JHC anunciou que vai pagar o piso, mas não respeita o servidor de carreira. Vamos manter a greve pela falta de avanço nas negociações com o prefeito. Ele disse que vai implantar um novo piso para servidores de nível médio, mas deixa de fora os profissionais com nível superior -  que são a maioria dos servidores. Isso é uma tentativa de enganar as pessoas com meias verdades. É um ataque à nossa luta", desabafou a presidente.

Consuelo também explicou que a categoria continua aberta ao diálogo e aguarda uma negociação com a Prefeitura Municipal de Maceió. "Nos continuamos abertos ao diálogo e à negociação. Estamos unidos, mobilizados e com bastante fôlego para defender a educação", finalizou.

A reportagem do TNH1 entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Maceió, mas até o momento não houve resposta.

Servidores reivindicam reajuste salarial salarial e melhorias nas condições de trabalho -  Os servidores da rede municipal de ensino de Maceió iniciaram uma greve geral na última segunda-feira ,11. Os trabalhadores reivindicam um reajuste acima da inflação após várias tentativas de negociação com a gestão JHC por condições de trabalho e valorização.