Maceió

Servidores da educação de Maceió devem entrar em greve a partir desta segunda, 11

TNH1 com Sinteal | 07/07/22 - 11h27
Foto: Arquivo TNH1

Os servidores da rede municipal de ensino de Maceió devem iniciar uma greve a partir da próxima segunda-feira, 11. A decisão de paralisação da categoria foi divulgada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal), e acordada durante assembleia realizada na última segunda-feira, 04.

De acordo com a presidente do Sinteal, Consuelo Correia, os servidores reivindicam um reajuste acima da inflaçãoapós várias tentativas de negociação com a gestão JHC por condições de trabalho e valorização.

 “O reajuste do piso nacional foi definido em 33,24% esse ano, e a inflação está nas alturas. Mas a prefeitura está propondo 4% parcelados em duas vezes. Não respeita lei, não tem nenhum respeito pela educação pública, essa é a gestão JHC”, disse Consuelo Correia. A categoria está mobilizada e pronta para a luta, estamos lutando pela educação pública de qualidade e pelos nossos direitos. Nossos salários estão encolhendo, as contas não estão fechando. É uma questão de dignidade, exigimos respeito”, desabafou.

Consuelo ainda explicou que o e o percentual de reajuste proposto pela Prefeitura de Maceió é o mais vergonhoso de todos os municípios do estado.

“Enquanto Maceió paga abaixo do piso e propõe 4%, estamos alcançando percentuais que variam entre 10% e 35%. Muitos ainda estão em negociação, e não tem sido uma luta fácil, mas é inadmissível que capital esteja tão inflexível e insensível a quem trabalha diariamente com a escola pública”, comparou.

O Sinteal também informou que a pauta da greve também cobrará condições dignas de trabalho nas escolas, contratação de profissionais para suprir a carência na rede municipal de ensino e pagamento dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF).

A reportagem do TNH1 entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Maceió, mas até o fechamento desta matéria não houve resposta.