Alagoas

Semana do Folclore tem programação especial de 19 e 23 de agosto em Maceió

Agência Alagoas | 19/08/19 - 21h57
Reprodução/Agência Alagoas

Em alusão ao dia do Folclore, comemorado no dia 22 de agosto, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com o Maceió Shopping, preparou uma programação especial para celebrar a data.

De 19 a 23 de agosto, o Shopping recebe a exposição “O Mateus, a alma aflui ao semblante”, do Artista plástico – Roniekson Okobayewo, além de apresentações culturais de folguedos alagoanos e oficina de artesanato. Considerado por críticos de arte como exímio exemplar tradutor de manifestações culturais do Estado, marca deixada por seus mestres, os artistas plásticos Achiles Escobar e Salles Tenório, Roniekson traz em sua exposição obras que retratam cenas do cotidiano, inspiradas no folclore alagoano. Ele segue através de pinturas e esculturas, investigando e apresentando impressões, memórias e suposições de acontecimentos.

“Em um repertório de memórias das manifestações culturais de Alagoas, as pinturas e esculturas confidenciam cenas, vontades, divagações de memórias antepassadas, além de reviver personagens. É como se, ao perder a memória e ao ter a oportunidade de refazê-la através de pinturas e das esculturas, eu tenteasse entre fontes diversas da cultura do meu povo: os sussurros dos brincantes povoam minha mente, criando imagens e formas em um mundo particular”, disse o artista.

Outro pronto alto das comemorações são as apresentações dos folguedos, em especial os formados pelo projeto "Cultura Mais Viva", realizado pela Secult, nos municípios de Coruripe, Coqueiro Seco e Maceió, que criou novos grupos de Mané do Rosário e Coco de Roda, com jovens estudantes.

Visando fomentar e estimular os jovens a participar, de forma mais efetiva da cultura popular, especificamente nos folguedos tradicionais, a Secretaria de Cultura desenvolve projetos com a finalidade de resgatar a cultura nas escolas.

Em parceria com a Seduc, realizamos o projeto "O Mestre vai à escola", onde um mestre apresenta a história do seu folguedo e "Cultura Mais Viva", programa mais recente, que tem o objetivo de formar novos grupos culturais. Com este apoio, criamos um novo grupo de Coco de Roda, firmado após oficinas e com o investimento em indumentárias", explicou a secretária Mellina Freitas.

Confira programação completa:

De 19 a 23 de agosto - EXPOSIÇÃO “O Mateus, a alma aflui ao semblante”, do Artista plástico – Roniekson Okobayewo

Apresentações culturais:

19/08 – 17h30 - Pastoril Sagrado Coração de Jesus

20/08 – 17h30 - Baianas Ganga Zumba das Alagoas

21/08 – 17h30 - Fandango

22/08 – 17h30 - Coco de Roda Fulô do Sertão (CEPA)

19h30 - Chegança Silva Jardim

23/08 - 17h30 - Coco de Roda Cultivando Raízes e Mané do Rosário

OFICINA DE ESCULTURAS DO GUERREIRO (em massa plástica)

19 a 23 de agosto – 15h às 17h

Artista plástico – Roniekson Okobayewo

Vagas limitadas por dia 10 pessoas