Brasil

Semana inicia com ciclone no Sul e chuva e calor no Norte e Nordeste

UOL | 06/06/22 - 09h19
Um ciclone extratropical se formará entre hoje e amanhã sobre a região Sul provocando muita chuva e queda nas temperaturas | Imagem: Reprodução/Windy

Apesar da previsão ser de menos chuvas em todo o Brasil no início desta semana e de ligeiro aumento de temperaturas nas regiões Sudeste, Norte e Nordeste, a formação de um ciclone extratropical sobre a região Sul preocupa os meteorologistas e deve derrubar temperaturas e levar muita chuva à região.

Segundo o Climatempo, a previsão para hoje é de chuva forte, acompanhada por raios e rajadas de vento desde a madrugada, com aumento da precipitação em toda a fronteira oeste, centro e leste do Rio Grande do Sul. A tempestade deverá atingir a capital Porto Alegre, região serrana e litoral, e os acumulados podem chegar a até 150 milímetros.

Esse sistema ainda atua ao longo da terça-feira (7), com chuva extremamente forte e frequente, raios, trovoadas e rajadas de vento. A partir de quarta-feira (8), o ciclone extratropical começa a se afastar para o oceano, resultando na diminuição da chuva forte no estado.

Hoje e amanhã, em Florianópolis, o dia será marcado pelo tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Hoje os termômetros devem permanecer entre os 15 °C e os 20 °C. A partir de amanhã as temperaturas devem subir um pouco, com mínima de 17 °C e máxima de 21 °C.

Após o afastamento do ciclone para alto mar, não haverá mais risco para temporais no Rio Grande do Sul e demais áreas da Região Sul. Ainda haverá muita nebulosidade, e a chuva deve diminuir, mas as temperaturas seguem baixas. Já a agitação marítima começa a partir de sexta-feira (10) e a costa do Rio Grande do Sul terá ondas de até 3,5 metros de altura, com rajadas de vento de até 50 km/h.

Sudeste- Segundo o Inmet, o tempo permanecerá estável sobre o estado de São Paulo e grande parte do Sudeste até amanhã (7), com céu claro a poucas nuvens em todas as regiões paulistas. Temperaturas em ligeira elevação. Na capital paulista, de acordo com o Inmet, hoje os termômetros devem ficar entre 12 °C e 23 °C. Para amanhã, a previsão é de temperaturas entre 14 °C e 24 °C.

No Rio de Janeiro, a previsão também é de ligeiro aumento na temperatura, oscilando hoje entre 12 °C de mínima e 23 °C de máxima. Amanhã, a temperatura deve subir mais 1 °C, com os termômetros marcando entre 14 °C e 24 °C.

Em Belo Horizonte, a previsão é de poucas nuvens, com a máxima chegando a 23 °C . Amanhã, a temperatura pode alcançar os 25 °C.

Menos chuva no Nordeste- Na região Nordeste, a tendência é de que o calor se manifeste com mais força. No Recife, a chuva forte que castigou a cidade na semana passada deve dar uma trégua. Segundo o Inmet, o tempo permanecerá encoberto com muitas nuvens e possibilidade de chuvas isoladas. As temperaturas devem ficar entre os 22 °C e os 27 °C hoje e entre 21°C e 27 °C amanhã.

Em Fortaleza, as máximas devem chegar aos 31 °C entre hoje e amanhã e há previsão de chuvas isoladas. Entre amanhã e o dia 11, a chuva enfraquece na região costeira do Nordeste. As pancadas devem ocorrer intercaladas com períodos de sol, que vão ajudar a secar o solo.

Tempo ameno- Na região Norte, o calor deve marcar presença. Em Palmas, não há previsão de chuva para hoje e amanhã e as máximas podem chegar aos 33 °C. Em Manaus, o tempo deve permanecer nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Mesmo assim, a previsão é de que a temperatura máxima chegue aos 32 °C amanhã.

Na região Centro-Oeste, não há previsão de chuvas fortes e as temperaturas também devem sofrer uma ligeira alta. Em Cuiabá, a previsão do Inmet é de que os termômetros registrem hoje 30 °C. Nuvens carregadas de chuva começam a surgir a partir de amanhã, derrubando em 3 °C a temperatura.