Maceió
Maceió atinge 88% de idosos vacinados e avança na 3ª fase da imunização
Fogo destrói viatura da PM e atinge residência no Vergel do Lago; veja vídeos
Covid: Cidade Universitária e Benedito Bentes lideram número de casos e óbitos em Maceió
Prefeitura mantém vacinação contra Covid-19 neste feriado de Tiradentes
Vídeo: incêndio em mercadinho deixa uma pessoa ferida, em Jaraguá
Mercados e feiras livres de Maceió terão funcionamento especial no feriado de Tiradentes
Alagoas
Unidades do Hemoal em Maceió e Arapiraca abrem para doação de sangue no feriado
Número de dependentes químicos em recuperação cresce 8,3% em Alagoas
Saúde
Boletim: Alagoas registra mais 23 mortes e 362 novos casos de Covid-19
Foragido da Justiça por tentativa de homicídio é preso no interior de AL
Agora é lei: quem for pego sem máscara em locais públicos pode pagar até R$ 500 de multa, em Alagoas
Apesar de recomendação, Segurança Pública divulga novo calendário de vacinação
Nordeste
Mulher é morta após confusão no próprio aniversário no RN; marido é suspeito
Cultura nordestina: lei que cria o Dia Nacional do Sanfoneiro é sancionada
Vídeo: após gol, jogadores do Ceará dançam hit 'O Carpinteiro' e viralizam
Internações de pessoas entre 20 e 39 anos triplicam em Pernambuco
Avião tem pane seca ao sair de Itapetinga para Salvador; vigilante de aeroporto confessa furto de combustível
Jovem dá à luz uma menina dentro de viatura da PM na Bahia
Polícia
Roberta Dias: sutiã e ossos são encontrados no mesmo local onde crânio foi achado em Piaçabuçu
Polícia prende suspeitos de executar empresário Kleber Malaquias em Rio Largo
Crânio encontrado no Pontal do Peba pode ser da estudante Roberta Dias, desaparecida em 2012
Caso Jonas: Corregedoria da PM indicia militares por homicídio qualificado
Justiça
Polícia Federal deflagra operação contra desvios no combate à covid-19
Televisão
BBB21: Viih sobre novo paredão: “Tenho porcentagem grande de ir”
Após beber, Pocah desmaia e câmeras são cortadas no BBB21
Gente Famosa
Harry decide adiar “retorno para Meghan” após conversas com a família
Joelma bloqueou o próprio filho após ele ir morar com Ximbinha
Brasil
Paulo Gustavo apresenta recuperação das funções pulmonares, diz boletim
'Conectado e ouvindo', Susana Garcia diz que Paulo Gustavo reagiu após conversa
Ser citado por Clóvis Rossi em uma de suas colunas produzia no jornalista alvo do comentário sensação semelhante à conquista de um prêmio.
"Tenho os recortes dos jornais em que ele me mencionou guardados", diz Janaína Figueiredo, repórter de O Globo e ex-correspondente do jornal em Buenos Aires.
Para amigos, a prática de dar crédito a reportagens e análises de profissionais que o inspiravam em seus próprios textos refletia tanto a honestidade intelectual de Rossi quanto sua generosidade, que não se restringia a colegas da Folha de S.Paulo.
"Para ele, não importava que o jornalista que o inspirou trabalhasse para a concorrência", afirma Sérgio Leo, diretor de comunicação da Febraban (Federação dos Bancos).
Além das citações e dos elogios públicos recebidos de Rossi na época em que trabalhava no Valor Econômico, Leo guarda lembranças de outras atitudes grandiosas do jornalista.
"Em 2005, cobrimos, eu pelo Valor e ele pela Folha, a cúpula da OMC [Organização Mundial do Comércio] em Hong Kong. Percebi que o Clóvis estava sempre bem informado sobre tudo e fui falar com ele", diz.
"Aí ele me ensinou a usar os alertas de notícias do Google News. Era um diferencial competitivo que ele compartilhou generosamente comigo", conta o jornalista.
Poucos anos depois, nos bastidores de outra cúpula externa, Leo viu Rossi conversando com um executivo importante, mas pouco procurado por jornalistas, de um organismo multilateral.
Terminada a conversa, Rossi se aproximou do colega concorrente e comentou que se tratava de uma das melhores fontes sobre bastidores de política externa.
"Foi uma dica valiosíssima. Ele se tornou uma fonte importante para mim ao longo dos dez anos seguintes", diz Leo.
Os inúmeros jornalistas que Rossi ajudou a formar na Folha de S.Paulo guardam relatos parecidos.
"Sempre me incentivou muito. Ele gostava de ver a América Latina ganhando mais espaço na imprensa. E como ele foi um dos pioneiros nisso, sinto que devo o que faço hoje a ele", diz Sylvia Colombo, correspondente da Folha de S.Paulo em Buenos Aires.
Além de compartilhar fontes, também era generoso com seu vasto conhecimento sobre diversos temas. Nos últimos anos, sentia prazer em ajudar jovens repórteres de diversos veículos a entender o contexto da notícia.
"Não era incomum ver o Rossi dando uma espécie de entrevista coletiva em cúpulas internacionais. Fazia isso sem nenhuma arrogância", afirma Assis Moreira, corresponde do Valor Econômico em Genebra.
O jornalista Graciliano Rocha, que dividiu com Rossi a cobertura da renúncia do papa Bento 16, em 2013, ressalta que o jornalista tratava os diferentes como iguais.
"Não é justo dizer que formávamos uma dupla. O jornal tinha seu melhor quadro do jornalismo internacional carregando nas costas um pangaré", relembra ele.
"Toda manhã, planejávamos o que cada um faria nas horas seguintes -o que significa, na verdade, que ele me pautava, orientava, dava dicas de quem procurar", diz Rocha, hoje editor do BuzzFeed.
Esta repórter que reuniu esses depoimentos guarda uma história parecida. Era correspondente em Londres quando ocorreram os atentados terroristas no metrô da cidade em 2005.
Rossi saiu de São Paulo para dividir a cobertura comigo. Quando terminávamos os longos dias de trabalho, enquanto eu ensaiava as primeiras linhas do meu texto, a colaboração dele chegava completa, impecavelmente redigida, por email, para mim.
Embora estivesse atuando como uma espécie de jornalista assistente, ele mandava os textos com minha assinatura antes da dele, o que, embora eu não aceitasse, sempre interpretei como um incentivo a uma então jovem repórter.
Há duas semanas, o jornalista Mauro Zafalon, da Folha de S.Paulo, registrou, provavelmente, uma das últimas manifestações do espírito generoso de Rossi.
Ao parabenizar o amigo por email pelos 30 anos da coluna Vaivém das Commodities, Rossi escreveu: "quando crescer, quero ser igual a você".
"Eu é que queria ser igual a ele", disse Zafalon, resumindo o sentimento de jornalistas de diferentes gerações em relação a Clóvis Rossi.