Alagoas

Seris fomenta a ressocialização e leva progresso à região Norte

Ascom Seris | 19/11/21 - 12h55
Atividades contemplam limpeza e manutenção de espaços públicos, serviços de saúde, assistência psicossocial e distribuição de kits para gestantes e puérperas | Foto: Ascom Seris

Garantir que os serviços ofertados pelo estado alcancem toda a população. Este é o objetivo do Governo Presente, programa criado para interiorizar as ações e serviços disponibilizados pelas secretarias e órgãos do governo estadual à população alagoana. Parceria, a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) marca presença na 11ª edição do evento com uma série de atividades, que seguem até sábado em 13 municípios do litoral Norte.

Por meio do projeto Uma Nova História, reeducandos assistidos pela Seris realizam a limpeza e manutenção de espaços públicos, como praças e escolas da rede pública, além da pintura de meio-fio das vias que cortam os municípios de Japaratinga, Maragogi, São Luiz do Quitunde e Matriz do Camaragibe. “É uma boa ação. Está ficando do jeito que o povo quer e gosta. Com uma cidade limpa e bonita, evitamos a proliferação de insetos e, com isso, de várias doenças, que entrem em casa. Estou muito feliz com tudo isso”, disse Altanes dos Santos, morador de Matriz do Camaragibe, cidade beneficiada com os serviços executados pelos egressos do sistema prisional.

Ainda no tocante à prestação de serviços à comunidade, a Gerência de Saúde da Seris disponibilizou uma equipe de profissionais do setor psicossocial para atendimentos e orientações a gestantes da região. A equipe é formada por psicólogo, enfermeiro e técnico em enfermagem, que realizam diferentes serviços, como verificação de pressão arterial.  “Estamos atuando de forma a atender a demanda espontânea, sobretudo entre as gestantes. E percebemos, já neste primeiro dia, que a aceitação é muito positiva, visto que as mulheres estão buscando informações e tirando dúvidas sobre a gestação”, explicou Blandina Mota, psicóloga da Seris.

“Além disso, encaminhamos as gestantes que atendemos para as demais ações do governo, a exemplo do projeto Criança Alagoana, que visa promover o desenvolvimento infantil integral na primeira infância, desde a gestação até os seis anos de idade, englobando os aspectos físico, cognitivo e psicossocial”, emendou a profissional.  Além de prestar assistência psicossocial às comunidades envolvidas, a Seris também iniciou a doação de kits de enxoval produzidos pelas reeducandas da Fábrica de Esperança do sistema prisional alagoano. Cada kit é composto por uma manta, um forro de berço, uma fronha, um travesseiro para bebê, dois lençóis e um pijama. 

Arte e ressocialização - A exposição dos produtos confeccionados na Fábrica de Esperança foi uma atração à parte, encantando os presentes. Os artigos em madeira, filé, crochê e decoupage surpreenderam os visitantes, tanto pela qualidade, quanto pelo fato de serem produzidos pelos reeducandos – que veem a chance de se ressocializar e de remir a pena por meio do trabalho.  O stand da Seris montado na região central de Maragogi também foi visitado, nesta quinta-feira (18), pelo governador Renan Filho, que, acompanhado da primeira-dama, Renata Calheiros, prestigiou o trabalho desenvolvido pela Seris, presenteando, inclusive, o prefeito da cidade, Sérgio Lira, com um belo tabuleiro de xadrez feito pelos custodiados.

Secretário da Ressocialização, o coronel PM Marcos Sérgio de Freitas acompanhou a abertura oficial do evento e destacou o alcance da iniciativa. “O estado está empenhado em levar cidadania a todos os alagoanos. Esta edição do Governo Presente é resultado da responsabilidade com que Alagoas combateu a pandemia, e também estamos imbuídos desse propósito de levar serviços de qualidade à população”, avaliou o titular da Seris.

“A diretiva do governador Renan Filho é gestão com proximidade. Afinal, não adianta desenvolver um trabalho de referência se a sociedade não puder usufruir de toda a gama de serviços que as secretarias ofertam com excelência. No nosso caso [Seris], além de promover a reintegração social, buscamos propiciar um mutirão de limpeza às cidades contempladas, divulgando também o artesanato produzido na Fábrica de Esperança. Tivemos também a doação de enxoval para gestantes da região. Ou seja, procuramos trazer e mostrar a sociedade o trabalho que fazemos em prol da ressocialização”, emendou o gestor. 

Próximas ações - Já nos dias 19 e 20 de novembro, a Seris vai, além de oferecer orientação jurídica, doar 60 kits de higiene pessoal em delegacias da região. São Miguel dos Milagres, Maragogi, São Luiz do Quitunde e Matriz do Camaragibe serão os municípios beneficiados com essas ações.  Até o encerramento deste Governo Presente, a exposição da Fábrica pode se conferida na orla de Maragogi, onde os visitantes podem buscar atendimento psicossocial, enquanto cada gestante, receber o seu kit de enxoval. A última edição do Governo Presente aconteceu em outubro de 2019 e beneficiou nove municípios do Agreste alagoano. A estimativa, segundo o Gabinete Civil, é de que, nesta edição, mais de 30 mil pessoas sejam atendidas nos três dias de evento.