Polícia

Seris vai instaurar sindicância para apurar as circunstâncias da fuga no Presídio do Agreste

TNH1 | 01/08/22 - 11h32
Divulgação/Seris

A Secretaria de Estado de Ressocialização de Inclusão Social (Seris) informou que vai instaurar sindicância para apurar as circunstâncias da fuga dos doze detentos do Presídio do Agreste, no município de Girau do Ponciano. O grupo de reeducandos teria violado as grades e as telas do complexo na noite desse domingo, 31. Até o momento, ninguém foi recapturado.

Em nota enviada à imprensa, no final da manhã desta segunda-feira, 1º, o órgão destacou que representantes do Ministério Público e do Judiciário, o promotor e o juiz da Vara de Execuções Penais, à qual estão submetidos os processos de pessoas sob custódia do sistema prisional, foram oficiados sobre a fuga.

As forças de Segurança do Estado seguem com as diligências para recaptura dos presos. O trabalho mobiliza a administração penitenciária, que tem à frente a Seris, e, em campo, as equipes da Polícia Penal de Alagoas. Grupamentos de policiais foram mobilizados de Maceió para dar reforço às buscas, nas regiões próximas ao presídio, no município de Girau do Ponciano. A Seris também confirmou que as buscas seguem pela zona rural do município, local do deslocamento natural para os fugitivos.

O órgão também solicitou apoio das forças da Secretaria de Segurança Pública, que já acionou o Grupamento Aéreo com suas aeronaves e a Polícia Militar, que mobiliza tropas dos Batalhões do interior. Estão incorporados às buscas PMs do 3º BPM (com sede em Arapiraca), 7º BPM (Santana do Ipanema) e 9º BPM (Delmiro Gouveia), que juntamente com o BOPE ajudam nos trabalhos de busca.

Grupo violou grades e atravessou telas com arame - Os doze detentos que fugiram do Presídio do Agreste, no município de Girau do Ponciano, violaram as grades da cela com serras e depois passaram por duas áreas de telas com arame farpado no complexo de segurança. As informações foram passadas ao TNH1 pelo presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Estado de Alagoas (Sinasppen), Victor Leite. A fuga foi registrada nesse domingo, 31, e ninguém foi recapturado até a manhã desta segunda, 1º.

Ainda não há informações se a fuga foi registrada pelas câmeras do sistema de monitoramento da unidade. "Não sabemos exatamente quais instrumentos foram usados para o rompimento da grade e se eles foram deixados para trás. Mas, como tomamos conhecimento de que as grades foram encontradas serradas, então acredito que ao menos serras foram utilizadas. Depois eles passaram por duas telas, com arame, navalhadas, e aí deixaram o presídio. A unidade conta com 100 câmeras.", contou.

Fugitivos são envolvidos com homicídio, tráfico de drogas e outros crimes -  Os doze reeducandos que escaparam do Presídio do Agreste teriam envolvimento com facções criminosas, porém a informação não foi confirmada pela Seris. Seis deles cumpriam pena por homicídio, enquanto os outros seis têm ligação com tráfico de drogas, roubo e porte ilegal de arma de fogo.

Os nomes dos detentos foram divulgados. São eles: Lucival da Conceição Bezerra Lima, Luan Alberto Araújo Ferreira, José Sebastião Vicente da Silva, José Rendrikson Barbosa Vilar, José de Lima Martins, João Paulo Santos Silva, Jaelson Cândido da Silva, Henrique Alvino dos Santos, Ewerton Soares Cordeiro, Claudemir da Silva, Alison Miranda da Silva, e Adilton Franca da Silva.