Saúde

Serviços de teleatendimento da Saúde de Maceió já atenderam quase 4 mil usuários

TNH1 | 23/09/20 - 13h13
Divulgação

Com o surgimento de casos do novo coronavírus em Maceió, dois mecanismos de teleatendimento foram criados para prestar assistência à população que depende do Sistema Único de Saúde em Maceió: O Call Center da Secretaria Municipal de Saúde e o Atende em Casa. Juntos, os dois já realizaram quase quatro mil atendimentos voltados à Covid-19 e outras situações. 

Funcionando desde de março, o call center da SMS atende a população por chamadas telefônicas pelo número 156, de segunda a sexta, das 7h às 19h. O atendimento orientações são feitas por médicos, enfermeiros e psicólogos, de acordo com a demanda de cada usuário.

Já o atende em casa é um serviço de teleorientação, ou seja, funciona também via chamada de vídeo. O aplicativo pode ser acessado por um smartphone ou computador por meio do link https://www.atendeemcasa.maceio.al.gov.br, também de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Ao acessar a plataforma o paciente insere informações pessoais e inicia o atendimento assinalando os sintomas que apresenta. Dependendo dos sintomas do paciente, o próprio aplicativo já passará as orientações, sejam referentes ao isolamento social ou medidas de segurança e higiene. 

Caso sejam necessárias orientações mais específicas, o usuário será direcionado para uma tela e aguardará o atendimento médico. O profissional terá acesso aos sintomas do paciente e irá realizar o atendimento, que pode ser por vídeo ou apenas áudio.

Estes dois projetos desenvolvidos pela Secretaria de Saúde de Maceió foram reconhecidos, na segunda-feira (21), durante a 2ª fase da 1ª Mostra Virtual Alagoas Aqui Tem SUS – Enfrentamento à Covid-19, organizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL). Apresentado pela servidora Janaína Paula Calheiros Pereira Sobral, o projeto alcançou a 1ª colocação.

“A nossa intenção é levar informações adequadas e seguras para a busca oportuna pelo serviço de saúde para os maceioenses que utilizam o SUS”, reforça Janaína.