Saúde

Sesau afirma que não há novo vírus Influenza circulando em Alagoas

12/04/18 - 20h41

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclarece que, em Alagoas, circulam dois subtipos vírus influenza, o H1N1(desde 2009) e o H3N2 (desde 2014), portanto, não há por enquanto um vírus Influenza novo circulando no estado.

Reforça que a prevenção da gripe (Influenza) consiste em adotar medidas simples, como lavar sempre as mãos ou higienizar com álcool gel, evitar levar a mão suja à boca, olhos e nariz, manter hábitos de higiene, evitar locais com aglomeração e, para os grupos com maior risco de adoecimento, tomar a vacina, que todos os anos é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde.

Este ano, a Campanha de Vacinação contra a Influenza irá ocorrer de 23 de abril a 1º de junho, segundo o Ministério da Saúde (MS). Neste período, a vacina estará disponível nos 102 municípios de Alagoas e cada Secretaria Municipal de Saúde (SMS) adotará as estratégias específicas para atingir o público alvo.

Para 2018, o MS estipulou que deverão ser vacinados, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas.

Também estão inclusos no público-alvo, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.  

Notificação de casos de influenza em alagoas: 

2016 – 52 casos confirmados

2017 – 10 casos confirmados

2018 – 5 casos confirmados , sendo, 4 casos H1N1, e 1 H3N2 casos