Alagoas

Sesau confirma primeiros casos e uma morte pela variante Ômicron em Alagoas

Redação TNH1 | 12/01/22 - 19h46
A7 Press / Folhapress

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou na noite desta quarta-feira, 12, que os primeiros dois casos da Ômicron, variante da Covid-19, foram registrados em Alagoas. A nova variante foi identificada em dois homens, de 74 anos e 52 anos, respectivamente, ambos residentes em Maceió. O idoso de 74 não resistiu e faleceu em decorrência da doença no dia 21 de dezembro do ano passado.

Ainda de acordo com a Sesau, o idoso que faleceu tomou apenas uma dose da vacina contra Covid-19. O homem de 52 anos, que tem comorbidades, foi vacinado com as três doses do imunizante. 

"A Sesau informa que dois casos da nova variante Ômicron foram confirmados em Alagoas. A nova variante foi identificada em dois homens, de 74 anos e 52 anos, respectivamente, ambos residentes em Maceió. Um deles faleceu em decorrência da doença. A confirmação se deu após o sequenciamento genético realizado pela rede de vigilância genômica, da qual fazem parte os laboratórios de saúde pública estaduais em colaboração com os laboratórios de referência nacionais (LACENs/Fiocruz)", anunciou a secretaria em nota, ressaltando a importância da continuidade da vacinação. 

"No entanto, a Sesau garante que não há motivos para pânico com o surgimento dessa nova variante, e alerta que o povo alagoano deve continuar seguindo as medidas de proteção já amplamente divulgadas. Destaca ainda que a população deve se vacinar para que possamos vencer o coronavírus".

Após as festas de fim de ano, a secretaria tem registrado aumento dos casos de Covid-19 em Alagoas. Só no boletim epidemiológico de hoje, o estado confirmou 319 novos casos. As autoridades têm procurado reforçar as medidas de combate ao vírus e distanciamento social, enquanto diversos municípios já anunciaram o cancelamento do Carnaval. No reforço à imunização, está prevista para esta sexta-feira, 14, a chegada de doses específicas para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos em Alagoas, mas ainda sem calendário definido pelas cidades.