Saúde

Sesau orienta servidores para Campanha de Vacinação contra a Influenza

Ações acontecem nesta quarta (13), em Arapiraca, e sexta-feira (15), em Maceió

12/04/16 - 20h45
Agência Alagoas

Preparar os técnicos municipais para a Campanha de Vacinação contra a Influenza 2016, que será iniciada no próximo dia 25. Com este propósito, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irá promover capacitações nas sedes da I e II Macrorregiões de Saúde. 

A primeira reunião acontece nesta quarta-feira (13), para os técnicos da II macrorregião, formada por 46 dos 102 municípios. O encontro está previsto para acontecer no auditório do Conselho de Referencia Integrado (Cria), a partir das 8h, Arapiraca. E, na sexta-feira (15) será a vez dos profissionais da I Macrorregião, no auditório do Hospital Escola Hélvio Auto, no bairro Farol, em Maceió.

A assessora do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, Denise Castro, informou que serão repassados aos profissionais o cronograma de vacinação e as estratégias que devem ser utilizadas. Também serão informados os grupos prioritários que deverão ser vacinados e as orientações necessárias para que o Estado alcance a meta de vacinar mais de 700 mil pessoas. 

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza é voltada para reduzir as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus na população alvo da campanha, como gestantes, idosos de 60 anos e mais e crianças de seis meses a menos de cinco anos. Também devem ser imunizadas as puérperas, população indígena, privados de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas com doenças crônicas e trabalhadores de saúde. 

O Ministério da Saúde enviará para Alagoas 748,1 mil doses de vacina, os primeiros lotes serão distribuídos pela Sesau a partir do dia 23 com os municípios. Após a entrega, cada Secretaria Municipal de Saúde irá determinar o dia em que iniciarão a vacinação.