Saúde

Sesau realiza ações na orla para lembrar o Dia da Luta Antimanicomial

Iniciativa levou informação e obras artísticas dos usuários do Caps para os frequentadores da orla de Maceió

22/05/16 - 13h39
Agência Alagoas

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), através de seu núcleo de saúde mental, realizou neste domingo (22), uma série de ações em comemoração ao Dia de Luta Antimanicomial celebrado na quarta-feira (18) de maio. A iniciativa aconteceu na parte fechada da orla de Maceió, no bairro de Ponta Verde.

O evento aconteceu em alusão à criação do Movimento Nacional de Luta Antimanicomial iniciado em 1987. “A Sesau assumiu o compromisso de contribuir para a implantação e implementação da rede de atenção psicossocial em Alagoas, que atende de forma humanizada e técnica as pessoas com transtornos mentais”, explicou a supervisora da saúde mental, Paula Vilhena.

Durante o evento foram distribuídos materiais informativos sobre a assistência e o papel dos profissionais e dos familiares no tratamento e bem-estar dos usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

“O transtorno mental carrega um forte estigma social, e eventos como esse são importantes para esclarecer a população sobre os mitos e preconceitos que ainda existem em nossa sociedade”, ressaltou a supervisora.

Na ocasião também foram apresentados à população filmes sobre a história da luta antimanicomial no Brasil, além da exposição de trabalhos artísticos realizados pelos usuários dos Caps. 

De acordo com a técnica do setor Claudete Lins, os trabalhos são uma forma importante de auxílio terapêutico e ajudam os usuários a se relacionarem com o mundo. 

“A arte tem o poder de unir as pessoas e mostrar outras visões de mundo que a maioria não tem acesso”, destacou a técnica. 

Já a usuária do Caps Casa verde, ligado à Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Elaina Cristina, que teve uma de suas obras expostas no Varal da Poesia instalado no evento, elogiou a iniciativa. “A arte é uma forma de trabalhar a mente. Eu fico muito feliz em poder compartilhar minha poesia com todos”, destacou. 

O evento contou, ainda, com a participação do Programa de Artesanato Brasileiro, que disponibilizou obras de artistas locais para a comercialização durante a ação. 

Sesau realiza ações na orla para lembrar o Dia da Luta Antimanicomial
Sesau realiza ações na orla para lembrar o Dia da Luta Antimanicomial