Alagoas

Sesau se reúne com setor produtivo para apresentar cenário epidemiológico de AL

Ascom Sesau | 12/01/22 - 17h28
Foto: Thiago Duarte/Ascom Sesau

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, se reuniu nesta quarta-feira (12), com representantes do setor produtivo do estado, para apresentar o atual cenário epidemiológico que Alagoas está vivendo e a expectativa para este ano de 2022. O encontro aconteceu na Casa da Indústria Napoleão Barbosa, em Maceió.

Durante a reunião, Ayres apresentou propostas para o avanço da vacinação em todo o estado, além de apresentar dados e discorrer sobre a sazonalidade dos vírus respiratórios, coberturas vacinais contra a covid-19 e as perspectivas da pandemia para 2022. O superintendente de vigilância em saúde, Herbert Charles, o presidente da Associação dos Municípios Alagoas (AMA), Hugo Wanderley e o secretário de Estado de Turismo, Marcius Beltrão também estiveram presentes no evento.

“Esse é o terceiro ano que estamos vivendo com esse momento pandêmico e essa demonstração de maturidade da gente sentar a mesa de maneira precavida e preventiva para encontrar soluções e justamente no intuito de dividirmos as responsabilidades e entendermos o nosso papel no enfrentamento ao desafio. Não dá para gente achar que o poder público vai resolver tudo sozinho e não dá para o poder público achar nesse momento que implementar medidas restritivas, como foram feitos no passado vai ser a solução para a convivência com um vírus que já existe e que não vai mais embora”, salientou o gestor da saúde estadual.

Alexandre Ayres voltou a afirmar que a maior arma para vencer a pandemia é a vacina e pediu novamente para que todos os alagoanos concluam seus esquemas vacinais. Além disso, também deixou claro para os representantes dos mais diversos segmentos do estado que o intuito é que não seja necessário fechar e nem restringir nenhum segmento econômico.

“Nosso intuito é construir com o segmento econômico, uma saída para essa crise que se apresenta, mas, deixando claro, de maneira bem transparente, que o nosso posicionamento enquanto Estado é que a gente vai fazer de tudo para não fechar, nem restringir nenhum segmento econômico, mas, precisamos da demonstração de colaboração real. Hoje temos vacina, temos a arma para combater o vírus. É surreal chegarmos a um momento de está discutindo a importância de uma vacinação, quando a gente sabe que ela é o único tratamento com eficácia comprovada para combater o vírus”, afirmou.

Em sua fala, Ayres também falou sobre a perspectiva de uma necessidade de ampliação de leitos em Alagoas. “Alagoas é um dos poucos estados do Brasil que não colapsou sua rede. Hoje já conhecemos a doença e sabemos que a solução para o enfrentamento dela, que é a vacina. Estou com a minha equipe procurando maneiras de ampliar os leitos cada dia mais rapidamente. Está havendo uma falsa sensação de tranquilidade na sociedade”, concluiu.