Saúde

Sesc Alagoas inicia agendamento para exames gratuitos de mamografia e citologia

Para marcar os exames, é necessário apresentar cópias do RG, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS

Ascom Sesc | 09/08/22 - 09h40
Exames podem ser marcados na Unidade Sesc Poço até esta sexta-feira (12) | Foto: Ascom Sesc

Começou nesta segunda (8) o período de agendamento para os exames gratuitos de mamografia e citologia disponibilizados pelo Sesc Alagoas, por meio da Unidade Móvel Saúde Mulher. Os interessados devem comparecer à Unidade Sesc Poço (Rua Pedro Paulino, nº 40) até esta sexta-feira (12). Nos dias 9 e 10, o agendamento será realizado pela manhã e pela tarde, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Já nos dias 11 e 12, o agendamento será feito somente pela manhã, das 8h às 12h.

Para marcar os exames, é necessário apresentar cópias do RG, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS. Além disso, para quem não está nas faixas de idade entre 25 e 64 anos (citologia) e entre 50 e 69 anos (mamografia), é necessário apresentar também a solicitação médica. Os exames serão realizados a partir do dia 15 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e os prazos para as entregas dos resultados são de 15 dias úteis. 

Para a aposentada Edianas Maria da Silva, o serviço de saúde disponibilizado pela unidade móvel facilitou o acesso dela aos exames. “Eu fiz a mamografia no ano passado, mas a citologia está com mais de 20 anos que não faço. Nos postos de saúde têm, mas é muita dificuldade para marcar e a gente não pode esperar tanto. Eu me descuidei e agora chegou a hora de olhar mais para mim, para a minha saúde”, disse Edianas. 

Ao todo, estão sendo disponibilizados dois mil exames gratuitos, sendo metade para mamografia e a outra metade para citologia. Neste ano, no período de maio a julho, o Sesc Alagoas realizou 621 exames de mamografia e citologia gratuitamente, por meio da Unidade Saúde Mulher, que possui capacidade para realizar até 64 exames diários. O serviço existe desde 2017 e já passou pelos municípios de Marechal Deodoro, Junqueiro, Limoeiro de Anadia, Pão de Açúcar, Pilar, Monteirópolis, Delmiro Gouveia, Estrela de Alagoas e Maceió, atendendo mais de 12 mil mulheres nesse período.

Para a realização dos exames de mamografia, a unidade móvel dispõe de um mamógrafo 100% digital com tomossíntese, uma tecnologia que contribui para a detecção de lesões precursoras e para uma qualidade de imagem melhor, possibilitando um diagnóstico mais preciso e confiável. Além de oferecer exames gratuitos, a unidade móvel promove ações educativas em saúde, em parceria com os municípios alagoanos.  Mais informações: 2123-2439.