Brasil

Silvio vetou mudança na grade do SBT para falar de Gugu, diz Dudu Camargo

Mauricio Stycer / Coluna Uol | 30/11/19 - 08h35
Moacyr dos Santos/SBT

A modesta cobertura realizada pelo SBT do velório de Gugu Liberato ganhou uma explicação, finalmente. Segundo Dudu Camargo, apresentador do "Primeiro Impacto", Silvio Santos vetou que a emissora mexesse na grade para exibir mais informações sobre o assunto.

Em entrevista ao repórter Gustavo Coruja, do programa "Tricotando", da RedeTV!, Dudu disse: "Eu confirmo a você que realmente foi ordem do Silvio Santos". E deu detalhes sobre o que ocorreu:

"Nós já estávamos com uma cobertura preparada com câmeras, um helicóptero para acompanhar a chegada do avião com o corpo que pousou em Viracopos. A gente estava com a cobertura preparada. Perguntamos ao Silvio se poderia derrubar a grade e seguir uma mistura do artístico com o jornalismo, para seguir nessa cobertura. E o Silvio decidiu que não."

Dudu não disse o que motivou Silvio. O dono do SBT também não deu qualquer declaração sobre o assunto até o momento. Dentro da emissora a explicação é que Silvio pensou em proteger a família de Gugu do excesso de exposição e não quis que o seu canal fosse acusado de usar a morte do apresentador para faturar em matéria de audiência.

Os fatos, porém, mostraram que Silvio se enganou nesta avaliação. A morte de Gugu provocou enorme comoção popular - e as emissoras de televisão fizeram o seu papel em mostrar isso. Ainda que longas, as coberturas realizadas por Record, Globo, Band e RedeTV! respeitaram os familiares, não forçaram ninguém a falar nem exibiram imagens constrangedoras. 

Como relatou o repórter Marcio Gomes, no "Jornal Nacional" de sexta-feira, a família de Gugu decidiu abrir o enterro para o público (inicialmente seria fechado) porque ficou emocionada com o carinho demostrado pelos milhares de fãs que participaram do velório.