Alagoas

Sindicombustiveis emite nota sobre expectativa para queda no preço dos combustíveis

Redação TNH1 | 01/07/22 - 17h48
Agência Brasil

Após divulgação feita pela Secretaria do Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) da  nova base de cálculo do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) que incide sobre a gasolina no Estado, o Sindicombustíveis divulgou nota ressaltando o esforço do governo de Alagoas para a redução do preço da Gasolina e classificou a medida como "positiva". De acordo com o comunicado, o setor em Alagoas segue na expectativa da edução da alíquota do ICMS em Alagoas, medida "considerada de extrema importância, tanto para a população, quanto para os postos de combustíveis, os quais poderão aumentar as suas vendas e, consequentemente, precisarão de um capital de giro menor para manter seus negócios". Leia a nota na íntegra.

o Sindicombustíveis-al é favorável e apoia qualquer medida adotada que possibilite a baixa de tributos e, consequentemente, os valores dos preços dos combustíveis. A redução dos tributos é um pleito antigo da categoria e a entidade enxerga como bastante positivo o corte dos tributos federais: Cide, PIS/Cofins sobre a gasolina e PIS/Cofins sobre etanol e GNV, através
da Lei Complementar 194/2022, sancionada pelo governo federal, no dia 23 de junho.

O Sindicombustíveis-AL também reconhece o esforço do governo do Estado para redução dos preços e vê o congelamento do PMPF (Preço Médio que serve como base de cálculo do tributo estadual: ICMS), realizado pelo estado desde julho de 2021, como uma medida muito positiva, bem como a redução do PMPF, válida a partir de hoje (01/07).

E, por fim, o Sindicato e toda a revenda estão na expectativa de redução da alíquota do ICMS por parte do Governo do Estado, conforme já realizaram os estados de São Paulo, Goiás, Espírito Santo, Rondônia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. Mudanças consideradas de extrema importância, tanto para a população, quanto para os postos de combustíveis, os quais poderão aumentar as suas vendas e, consequentemente, precisarão de um capital de giro menor para manter seus negócios.