Alagoas

Sinfeagro cobra realização de concurso público e revisão do PCCS dos servidores da Adeal

Assessoria | 22/02/22 - 17h34
Divulgação

O Sindicato dos Servidores de Fiscalização Estadual Agropecuária de Alagoas (Sinfeagro/AL), entidade que representa todos os servidores da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), fez apelo ao governador Renan filho (MDB), após seis meses da confirmação de que haveria um concurso público para a recomposição do efetivo do órgão, segundo o sindicato. Em agosto de 2021, a diretoria do sindicato participou de uma reunião com o chefe do executivo, no Palácio República dos Palmares, que também garantiu a revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCs) dos servidores da Adeal.

No dia 7 de agosto do ano passado, conforme destacou Otto Cabral Portela, presidente do Sinfeagro, após um convite do governador, integrantes do sindicato foram puderam apresentar diversas propostas a respeito dos serviços da Adeal, além de expor as atuais condições de trabalho dos servidores e a necessidade de uma reestruturação da Agência no quadro dos servidores. 

“Tivemos a felicidade de sermos convidados e participamos de uma audiência com Renan Filho e foi muito positiva. Já saímos com a proposta de um concurso público para cobertura da vacância existente, uma vez que a Adeal foi criada em 2006, sendo feito um concurso público em 2008 e até o momento só saíram servidores, sem a entrada de nenhum”, explicou o presidente do Sinfeagro.

Otto Cabral destacou, ainda, a necessidade de um novo concurso, visto que atualmente a Adeal é resumida a um número de servidores pequeno, em função da demanda de serviço que atualmente se encontra bastante reprimida. 

“Desde o início da Agência de Inspeção, além dos concursados, vieram alguns servidores cedidos e distribuídos, porém precisaram se aposentar ou retornar aos órgãos de origem. A promessa foi que teríamos 60 vagas, entre os níveis médio e superior, só que apenas três vagas para nível superior, no caso, para engenheiro agrônomo e médico veterinário”, reforçou.

Além do certame, a entidade sindical cobra a revisão do PCCs da categoria. Ao governador Renan Filho, também foi proposto pelo Sinfeagro uma adequação das categorias, mudança de nomenclaturas e novas atribuições, dentre diversos outros pontos em benefício dos servidores, dos serviços e da agência. 

“A minuta está parada e nossa preocupação é chegar no próximo Governo, mais uma vez, cobrando o que ficou pactuado em uma reunião realizada em agosto de 2021, para ser efetivado ainda durante a atual gestão. Que tenhamos, pelo menos, o concurso e o PCCS revisado, conforme prevê na própria lei”, contou, ressaltando que nunca houve uma revisão ou discussão do Plano, desde que foi implantado, em 2016.

O Sinfeagro vem estudando uma forma de reestruturar a Adeal com a tentativa de se apresentar uma proposta de readequação de toda a estrutura do órgão, desde o organograma ao quadro de servidores, além das condições gerais para as prestações desses serviços que são muito importantes para o agronegócio alagoano, como também para qualidade de produtos que a Adeal produz, produtos de origem animal e vegetal.