Eleições

Sistema de divulgação de candidaturas das Eleições 2022 já está disponível

TRE | 26/07/22 - 13h50
Abdias Pinheiro / Secom TSE

Com o início das convenções partidárias a partir do dia 20 de julho e dos pedidos de registro de candidatas e candidatos, o DivulgaCandContas, sistema responsável pela divulgação das candidaturas registradas em todo o Brasil para as Eleições de 2022, já está disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No link divulgacandcontas.tse.jus.br é possível conhecer mais informações sobre as candidatas e candidatos antes de escolher em quem votar.

Em Alagoas, até esta terça-feira (26), não havia candidaturas registradas no sistema. Desenvolvida pelo TSE, a ferramenta apresenta informações detalhadas sobre candidatas e candidatos que pediram registro à JE e sobre as contas eleitorais. Qualquer pessoa pode acessar o sistema pela aba Eleitor e eleições, localizada na barra superior da página do TSE, clicando, em seguida, em Eleições 2022 e DivulgaCandContas. 

“O DivulgaCandContas é uma ferramenta importante para que a população consulte informações mais detalhadas sobre os candidatos, incluindo todos os dados e bens declarados por eles à Justiça Eleitoral. Lá também estão disponíveis dados relativos às prestações de contas de candidatos no pleito”, explicou o presidente do TRE/AL, desembargador Otávio Leão Praxedes. 

Para acessar o DivulgaCandContas não é necessário fazer registro prévio ou autenticação de usuários. O acesso é simples e pode ser feito com apenas alguns cliques, bastando selecionar o Estado no mapa ou a sigla. 

Selecionado o nome da candidata ou do candidato, é possível obter várias informações, tais como: número a ser utilizado na urna, partido, composição da coligação (se for o caso), nome que usará na urna, grau de instrução, ocupação, site da candidata ou do candidato, proposta de governo, descrição e valores dos bens que possui, além de eventuais registros criminais, entre outras.