Alagoas

Sistema prisional registra número baixo de casos de Covid e de síndromes gripais

TNH1 com Assessoria | 08/01/22 - 07h10
Arquivo

Dados disponibilizados pelo Estado mostram que os casos de Covid-19 na população carcerária em Alagoas representam 2% do total. Já os de síndromes gripais correspondem a 0,6%. Neste último critério estão incluídas as manifestações com sintomas parecidos, mas, não diagnosticadas como Covid-19.

De acordo com acompanhamento realizado pelas autoridades de saúde, no âmbito da SERIS (Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social), bem como no da Secretaria de Saúde (Sesau), do total de mais de 4,8 mil reeducandos, o número de casos confirmados de Covid–19 é de 99 registros.

Ainda segundo os dados fornecidos à reportagem, a população interna no sistema prisional alagoano está distribuída entre Maceió e o Presídio do Agreste da seguinte forma: na capital, as unidades reúnem 3.822 reeducandos; no Agreste, 1.010; o que totaliza uma população carcerária de 4.832 internos.

Covid - Ainda conforme as estatísticas, nessa sexta-feira (07), havia três casos em investigação nas unidades em Maceió. E não havia nenhum caso em investigação no Presídio do Agreste.

Entre os casos confirmados, a distribuição era a seguinte: em Maceió, 89 casos e, no Agreste, dez casos. Em todos os registros, os reeducandos já estão recuperados da doença.

De casos descartados, em Maceió havia 276 registros e, no Agreste, 137; o que totalizava 413 casos descartados, após o período de investigação pelas autoridades de saúde.

Testagem - Até essa primeira sexta-feira do ano, tinham sido feitos 461 testes para detecção de Covid, entre os integrantes da população carcerária de Alagoas, sendo 431 em Maceió e 30 testes entre os reeducandos, no Presídio do Agreste.

E, a exemplo do período da pandemia, ao longo de 2020 e 2021, não há registro de mortes pela doença entre os internos – tanto na capital quanto no interior – em 2022.

Síndromes gripais - Considerando as demais síndromes gripais, foram confirmados, até esta sexta-feira, 29 casos nas unidades de Maceió e nenhum, no Presídio do Agreste.

E, a exemplo do saldo referente à Covid, não há óbitos devido às síndromes gripais entre a população carcerária de Alagoas.