Saúde

Site traz estimativa de vacinação para cada pessoa, mas será que funciona?

TNH1 | 15/04/21 - 16h39

Quem não quer saber quando será vacinado contra à Covid-19? Pelo menos uma estimativa dessa tão aguardada data pode ser conferida no site "Quando Vou Ser Vacinado?" . O cálculo é baseado na média dos últimos sete dias de vacinação em cada estado. Mas vale lembrar que a margem de erro e as diferenças entre os levantamentos dos estados deixam a previsaõ pouco exata, em parte.

Para exemplificar, a redação do TNH1 pesquisou quando um alagoano de 18 anos, fora dos grupos de risco se vacinaria. A previsão, do site, é 6 meses e 5 dias para tomar a primeira dose. 

O site é atualizado todos os dias com dados da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e usa, também, os cronogramas de vacinação de alguns estados.  

Veja como funciona

Para conferir sua possível data de vacinação, é necessário incluir idade e estado onde mora.  Além da previsão, a ferramenta mostra ainda a quantas pessoas em seu estado deverão tomar a vacina antes de você no estado. Também é necessário marcar se você faz parte de algum do grupo prioritário previsto no PNI (Plano Nacional de Imunização).

A página ainda mostra a quantidade de doses registradas pelo estado nas últimas 24 horas e a média diária de vacinação nos últimos sete dias. Vale ressaltar que "Quando vou ser vacina?" não tem vínculo com o Ministério da Saúde.