Economia

Suspensão de compra de couro não é confirmada pelo setor

O Globo | 28/08/19 - 18h42
Pixarbay

A suspensão da compra do couro brasileiro por 18 marcas internacionais não foi confirmada pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB ), que representa o setor. A instituição informou que enviou na terça-feira um comunicado ao ministro Ricardo Salles , do Meio Ambiente, alertando sobre a suspensão de importações por fabricantes de acessórios em couro em função das notícias relacionadas à Amazônia .

Entre as marcas estariam nomes como Timberland , Kipling, Vans e The North Face. Nesta quarta-feira,  no entanto, a CICB voltou atrás e afirmou estar recebendo mais questionamentos sobre rastreabilidade dos animais e estar trabalhando a imagem do setor.

Em comunicado à imprensa nesta quarta-feira, a associação diz que "fornecimento e exportações continuam normais, sendo o Brasil um dos maiores produtores mundiais de couro". A normalidade do fornecimento, diz a nota, divulgada diante da repercussão do caso, antecipado pelo jornal 'Folha de S.Paulo', se deve a um "trabalho de sensibilização intenso que as empresas têm feito junto a seus clientes". 

— Estamos recebendo mais telefonemas de clientes para pedir as mesmas informações sobre a origem do couro brasileiro que o setor já está acostumado a passar — diz José Fernando Bello, presidente do CICB.

Bello deve ter uma reunião na quinta-feira com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em Porto Alegre. Na pauta, medidas para minimizar os efeitos da crise de imagem do agronegócio brasileiro frente às queimadas.

No comunicado enviado na terça-feira ao governo, a instituição dizia que o anúncio da suspensão das importações era uma "informação devastadora" para o Brasil, uma "nação que exporta mais de 80% de sua produção de couros, chegando a gerar US$ 2 bilhões em vendas" ao ano.

O texto sinalizava ainda  ao ministério que  "é inegável a demanda de contenção de danos à imagem do país no mercado externo sobre as questões amazônicas". De acordo com o presidente do CICB,  não houve retorno por parte do Ministério do Meio Ambiente sobre a demanda do setor.

Segundo Bello, o Brasil é hoje tido como um exemplo internacional no repasse de informações da cadeia produtiva da proteína animal. Conhecido como "rastreabilidade animal", esse trabalho pressupõe usar boas práticas no manejo de animais que serão levados ao abate.

Entre as boas práticas está a criação de animais em pastagens que não tenham passado por queimadas ou processos recentes de desmatamento. A crise internacional causada pelas queimadas, no entanto, aumentou as preocupações do setor.