Brasil

Tentativa de fuga em massa em penitenciária no Pará deixa ao menos 23 mortos

Grupo armado tentou invadir complexo Santa Izabel, na região metropolitana de Belém

10/04/18 - 19h27
DIVULGAÇÃO/SUSIPE

Ao menos 20 pessoas morreram nesta terça-feira durante uma tentativa de fuga em uma cadeia na região metropolitana de Belém, no Pará, segundo informaram as autoridades locais. A tentativa de fuga em massa aconteceu no complexo penitenciário de Santa Izabel, confirmou a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), e foi organizada por um grupo armado que tentou entrar no local com armamento pesado.

Os mortos são 14 presos, oito pessoas que tentaram invadir o presídio para realizar a fuga e um agente penitenciário. Há ainda ao menos mais quatro agentes feridos, além de outros presos. Contudo a Segup não soube informar o número exato, por isso, a quantidade de mortos deve aumentar nas próximas horas.

Segundo as autoridades, homens armados tentaram invadir a prisão e foram apoiados por muitos dos presos que também tinham armamentos. Na tentativa de fuga, foram usados explosivos em um dos muros. A Segup também informou que os suspeitos de invasão tinham dois fuzis, três pistolas e dois revólveres. Um vídeo divulgado por uma televisão local, a TV Liberal, mostra presos sendo baleados quando tentavam fugir da prisão. Informações do Conselho Nacional de Justiça, divulgadas em fevereiro, revelam que o presídio estava super lotado.

O incidente aconteceu um dia depois de uma onda de assassinatos que deixou um saldo de 12 mortos em Belém. Os crimes, que têm características de execução, aconteceram após a morte de um policial militar na capital paraense. Pelo encadeamento dos acontecimentos, especula-se que eles possam estar ligados.