Política

Teori Zavascki nega pedido do govermo para anular processo de impeachment

11/05/16 - 12h55
Agência Brasil

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, negou o pedido do governo para anular o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Na terça, interlocutores de Teori haviam dito que o ministro passaria a noite elaborando o seu voto.

Desde o início da manhã desta quarta (11) já se especulava na Corte que Teori iria rejeitar a ação movida pelo advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo.

A medida garante a tramitação do processo no Senado. O despacho de Teori ainda não foi divulgado na íntegra e ainda não há precisão para que ele seja levado à plenária do Supremo para ser referendado pelos demais ministros.

Na ação impetrada na terça pelo governo, Cardozo sustentou que o deputado Eduardo Cunha, enquanto presidente da Câmara, cometeu "desvio de finalidade" ao aceitar o pedido de abertura do impeachment contra Dilma em dezembro do ano passado. 

Entre outros aspectos, o advogado-geral da União acusou o peemedebista de agir por "vingança", já que ele deflagrou o processo contra Dilma no mesmo dia em que o PT sinalizou que votaria pela cassação dele no conselho de Ética da Câmara.