Saúde

Ter um "pneuzinho" pode ser pior do que ser obeso, diz pesquisa

13/11/15 - 10h08

Ter um pneuzinho pode ser pior do que ser obeso (Crédito: Reprodução)

Ter um pneuzinho pode ser pior do que ser obeso (Crédito: Reprodução)

Um estudo norte-americano publicado no Annals of Internal Medicine sugere que ter um ‘pneuzinho’ na barriga é pior do que ter excesso de peso.

Depois de analisar 15.184 homens e mulheres norte-americanas com uma idade média de 45 anos, os pesquisadores descobriram que as pessoas com peso corporal dito normal e com alguma gordura extra na barriga tinham piores índices de sobrevivência do que as pessoas classificadas como obesas ou com excesso de peso.

Os pesquisadores constataram que ao longo de um período de 14 anos, os homens de peso normal que tinham ‘pneuzinho’ tinham duas vezes mais probabilidade de morrer do que aqueles com excesso de peso ou obesidade, de acordo com o seu Índice de Massa Corporal (IMC).

Reporta o Independent que o efeito nocivo do ‘pneuzinho’ nas mulheres era ligeiramente menos pronunciado, mas ainda assim aumentou o risco de morte em até 40%.

O principal investigador neste estudo da Mayo Clinic, Dr. Francisco Lopez-Jiminez, explica que a gordura do chamado ‘pneuzinho’ tem sido relacionada com a acumulação de gordura ‘visceral’ à volta dos órgãos internos, que os investigadores sublinham que está associada com a resistência à insulina e ao risco de desenvolver diabetes, níveis altos de colesterol e gordura no sangue e inflamação.

O investigador diz que as descobertas deste estudo vêm apontar um público-alvo na população que precisa de fazer alterações no estilo de vida e adotar estratégias preventivas de moda a manter uma vida saudável e longa.



Fonte: MSN