Tecnologia

TikTok coloca limite de 40 minutos por dia para adolescentes na China

Olhar Digital | 21/09/21 - 12h40
Pexels

Adolescentes menores de 14 anos que quiserem usar o TikTok na china vão ter que se contentar em acessar o aplicativo apenas durante 40 minutos por dia, o anúncio foi feito no último sábado (18). A regra foi adicionada pela ByteDance, responsável pela rede social, após o governo Chinês passar a impor limites no tempo de jogatina em jogos eletrônicos.

A mudança vai ser apenas na China, inclusive lá o TikTok conta com uma versão diferente da Global, com outro nome e outra política de uso. Desde o ano passado, a verificação de idade dos usuários no país asiático pode ser feita com um documento oficial, apesar disso, ainda é possível contornar as regras.

Além da limitação de tempo, o horário também é restrito. Entre das 22h e às 6h o aplicativo não vai poder ser acessado por menores de 14 anos. A ByteDance também disse que vai adicionar mais conteúdo educacional ao Douyin (a versão do TikTok na China).

Um novo aplicativo, chamado Xiao Qu Xing, foi anunciado também. O novo app é semelhante ao TikTok e também funciona com vídeos curtos. A diferença é que, ao que tudo indica, o foco desse é nos mais jovens e deve ter mais conteúdo ligado a educação.

TikTok na China

De acordo com um artigo do South China Morning Post (SCMP), apenas 0,34% dos usuários do Douyin têm menos de 12 anos, com 4,18% entre 13 e 19 anos. Apesar disso, os dados podem estar longe da realidade, já que ByteDance não divulga informações oficiais sobre seu público.

A empresa também reconhece que, apesar da medida, usuários mais jovens podem tentar burlar o controle de idade e disse que tenta encontrar maneiras de impedir que isso ocorra. “Como a primeira plataforma de vídeo curto a lançar pequenas medidas de proteção, entendemos profundamente que haverá imperfeições”, explica o anúncio.

No começo de setembro o governo chinês limitou o uso de jogos eletrônicos para menores de 14 anos. Agora, esse público só pode jogar por até três horas por semana, sendo entre 20h e 21h na sexta-feira, fins de semana e feriados. Antes era permitido jogar 90 minutos por dia e três horas em feriados.