Saúde

Trabalhadores do Hospital Helvio Auto são vacinados contra Covid-19

Agência Alagoas | 20/01/21 - 19h35
Ascom Uncisal

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto, unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), recebeu nesta quarta (20), as primeiras doses da vacina CoronaVac para imunização de seus trabalhadores nesta primeira fase do Plano Estadual de Vacinação Contra Covid-19. De hoje até o próximo sábado, dia 23, os trabalhadores da instituição serão vacinados das 8h30 às 16h30 pelas equipes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), no setor de Saúde do Trabalhador do hospital.

Um total de 600 trabalhadores devem ser vacinados até o próximo sábado. Algumas informações devem ser levadas em consideração para quem vai receber a vacina: quem teve diagnóstico confirmado de Covid-19 nos últimos 28 dias não deverá tomar a vacina nesta fase; e se alguém tomou qualquer outra vacina, deve aguardar 14 dias para receber o imunizante contra a Covid-19.

A primeira pessoa vacinada contra Covid-19 no Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA) foi a técnica de enfermagem Márcia May Rodrigues de Farias, de 54 anos. Ela é servidora efetiva do HEHA há 18 anos e atualmente desenvolve suas atividades na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da instituição.

Márcia foi escolhida pela Supervisão Geral do HEHA por representar o maior grupo do hospital, o dos trabalhadores da Enfermagem, e por ter tido COVID-19 em junho de 2020, com agravamento da doença, permanecendo mais de 10 dias internada na UTI onde trabalha, além de ser ótima profissional, bem avaliada por coordenadores e querida por colegas.

‘‘Eu não esperava ser escolhida para receber a primeira dose, foi um momento de muita alegria, pois nós da Enfermagem somos quem cuidamos diretamente do paciente em todos os momentos, e foi uma forma de reconhecimento do nosso trabalho’’, concluiu emocionada, Márcia May.

Enquanto os profissionais aguardavam a chegada do lote da vacina, demonstravam alegria e satisfação: “Isso representa para mim um momento de grande expectativa, estou bem feliz e confiante, sabendo que esse momento em que começamos a nos vacinar, nunca é pensando somente em nós, mas nos outros também”, explicou a fonoaudióloga do HEHA, Mére Lander Moura.

O fisioterapeuta Murillo Magalhães foi mais específico “é muito representativo recebermos a primeira dose neste momento, de uma vacina que superou todas as expectativas em questão de tempo de desenvolvimento e que traz uma imunização eficaz. Estou muito feliz e grato, pois nós que estamos tratando pacientes com Covid-19, tivemos que nos adequar muito rapidamente ao novo e aos desafios que a doença trouxe. A vacina chega num momento ideal e traz um alento aos profissionais de Saúde, para que possamos restabelecer nossas rotinas com maior tranquilidade na adaptação às mudanças que o novo normal nos trouxe.”

Após a aplicação da primeira dose, o fluxo seguiu por ordem de chegada dos trabalhadores e deve seguir até sábado, sempre iniciando às 8h30 e terminando às 16h30.