Brasil

Trabalhadores em situação análoga à escravidão são resgatados

28/11/18 - 09h30
Ministério Público do Piauí

Seis trabalhadores rurais foram resgatados de uma propriedade no município de Batalha, no Norte do Piauí, na última sexta-feira, 23. Eles trabalharam em situação análoga à escravidão na extração de pó de palha de carnaúba em condições degradantes.

Segundo o auditor fiscal Robson Waldeck, os trabalhadores não tinham carteira assinada ou equipamentos de proteção individual. “Eles dormiam em redes armadas ao relento, faziam as necessidades fisiológicas no mato, preparavam as refeições em fogareiros improvisados”, contou Waldeck.

O auditor relatou ainda que a água que eles utilizavam para consumo era armazenada em recipientes vazios de produtos químicos, onde constava advertência de não reutilização.

“A atividade foi devidamente interditada, o empregador foi autuado e, após notificado, procedeu ao registro dos empregados e ao pagamento das verbas rescisórias devidas. Foram emitidos os requerimentos de seguro desemprego para os trabalhadores", informou.

Os auditores vão elaborar um relatório circunstanciado, que deverá ser enviado ao Ministério Público do Trabalho e ao Ministério Público Federal, para que adotem as medidas judiciais cabíveis.

Fonte: TV Clube