Saúde

Tratamento contra o câncer devolve cor a cabelos grisalhos

27/07/17 - 20h52
Reprodução

Pacientes participantes de um tratamento experimental contra o câncer perceberam um efeito inesperado da terapia, até mesmo para os cientistas. De acordo com um estudo publicado recentemente no periódico científico The Journal of the American Medical Association (JAMA), alguns pacientes que receberam imunoterapia tiveram seus fios grisalhos repigmentados.  Segundo os pesquisadores, os demais ou não eram grisalhos ou não notaram mudanças.

Pigmentação

Durante um estudo de um tratamento contra câncer de pulmão com os medicamentos Keytruda (pembrolizumabe), Opdivo (nivolumabe) e Tecentriq (atezolizumabe), um dos pacientes notou a mudança na cor dos fios e consultou os pesquisadores da Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha. Inicialmente, eles acreditaram se tratar de um caso isolado, mas, ao comparar as fotos de outros pacientes, perceberam que a transformação afetou outros participantes – e era possível de fato.

No total, os cabelos de 14 participantes se tornaram mais escuros com o decorrer da pesquisa – porém, em um deles apenas algumas regiões receberam a nova cor. “Os pacientes dizem que é a cor que tinham quando jovens, mas como a maioria da nossa população [na Espanha] tem o cabelo castanho escuro ou preto, e como não tivemos loiros no estudo, não podemos dizer com absoluta certeza de que não se trata simplesmente de um escurecimento [do cabelo]”, explicou Noelia Rivera, principal autora do estudo, ao jornal on-line britânico BBC News.

Sucesso no tratamento

Sobre a eficiência do tratamento contra o câncer, a transformação capilar parece indicar maior sucesso. Os participantes que observaram a redução dos fios brancos tiveram bons resultados. No entanto, segundo a pesquisadora, o estudo ainda está em fase final de testes e não permite conclusões.

Fim do grisalho

Seria essa uma nova possibilidade de acabar com os fios brancos? Para Noelia, não. Ao estimular o sistema imunológico, as drogas utilizadas podem apresentar graves efeitos colaterais, principalmente em pessoas saudáveis.