Mundo

Travessias de imigrantes em direção à Grécia diminuíram, diz premiê turco

23/04/16 - 20h11

O número de travessias irregulares de imigrantes indo da Turquia em direção à Grécia caiu consideravelmente, afirmou o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu. Segundo ele, esse dado indica que o tratado entre o país e a União Europeia sobre a crise migratória está funcionando.

Neste sábado, Davutoglu disse que desde que o acordo entrou um vigor, em março, foram relatadas 130 travessias por dia, em média. O primeiro-ministro turco participa de uma visita a campos de refugiados em Gaziantep, perto da fronteira da Turquia com a Síria. A conferência conta com a participação da chanceler alemã Angela Merkel, do presidente do Conselho da União Europeia (UE), Donald Tusk, e do vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans.

Davutoglu afirmou que a União Europeia está lançando um projeto inicial, com orçamento de 187 milhões de euros (US$ 211 milhões) para melhorar as condições dos refugiados na Turquia. O projeto será financiado com parte do pacote de 6 bilhões de euros que a União Europeia se comprometeu a enviar à Turquia nos próximos quatro anos, como parte do acordo. Em troca, o bloco pode deportar migrantes que não se qualificam para asilo de volta à Turquia.