Brasil

Três morrem em acidente de carro que tentou desviar de vaca solta

Estadão Conteúdo | 27/06/24 - 13h11
De acordo com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), o acidente aconteceu por volta das 18h30 da terça-feira | Divulgação / Artesp

Três pessoas - de 27, 39 e 58 anos - morreram em um acidente de trânsito ao tentarem desviar de uma vaca que andava solta pela Estrada do Patrimônio, na zona rural de Brotas (SP), nesta terça-feira, 25.

Elas estavam em um Ford Ecosport. A motorista, ao tentar desviar do animal, colidiu com um ônibus que vinha no sentido contrário (a pista é simples e "mão dupla"). Um homem, de 38 anos, que também estava no carro, ficou ferido em estado grave.

De acordo com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), o acidente aconteceu por volta das 18h30 da terça-feira e o carro trafegava no sentido sul quando se deparou com o animal. A colisão com o ônibus, que levava 20 pessoas, foi frontal. Foi necessário um trator da prefeitura de Brotas para separar o Ecosport do ônibus.

Ainda conforme o órgão estadual, as quatro pessoas que estavam no carro foram resgatadas com vida, em estado gravíssimo. Três morreram no hospital - as autoridades não divulgaram os nomes e confirmaram apenas que a motorista era uma mulher. Um homem de 38 anos, que estava no banco de trás, segue internado em estado grave.

Duas pessoas que estavam no ônibus tiveram ferimentos leves e também foram levadas ao hospital. A vaca morreu e foi enterrada no canteiro lateral da pista.

"O local foi preservado para perícia. (...) O caso foi registrado como homicídio culposo e lesão corporal culposa na direção de veículo automotor no plantão da Delegacia Seccional de Rio Claro", afirmou a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.

Animais de grande porte, como as vacas, não devem ser soltos em vias públicas. A Lei 1211/21 estabelece esta proibição e prevê multa a proprietários, posseiros ou tratadores de animais criados soltos.