Saúde

Uncisal se consolida como instituição pública 100% de atendimentos pelo SUS

Secom Alagoas | 31/01/24 - 23h20
Ascom Uncisal

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal)  se consolida como  instituição pública do Estado com 100% dos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  O SUS é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. Com a sua criação, o SUS proporcionou o acesso universal ao sistema público de saúde, sem discriminação.

“Somos a instituição pública de ensino em saúde e prestadora de serviço na saúde de Alagoas, com atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde, que mais cresce e diversifica os seus serviços, com um atendimento de qualidade”, destacou o reitor Henrique de Oliveira Costa.

Outro diferencial oferecido pela assistência a saúde da Uncisal é o fato de ela estar diretamente atrelada à academia. “Isso garante uma credibilidade ainda maior nos serviços ofertados pelas unidades assistenciais, por estarem ligadas aos avanços científicos alcançados na Universidade”, completa Costa.

Mais de 1 milhão de atendimentos

Como excelência nos serviços prestados à população alagoana, mais de 1 milhão de atendimentos realizados. Essa foi a marca alcançada pelas unidades assistenciais da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) no ano de 2023. A instituição é referência na assistência à saúde da população e é responsável por cerca de 70% do catálogo dos serviços de saúde ofertados pelo Governo de Alagoas.

“Foram 1.164.426 atendimentos realizados em 2023”, comemorou o reitor da Uncisal, Henrique de Oliveira Costa. “Somos a instituição pública de ensino em saúde e prestadora de serviço na saúde de Alagoas, com atendimento 100% SUS [Sistema Único de Saúde], que mais cresce e diversifica os seus serviços, com um atendimento de qualidade”, destacou o reitor.

Outro diferencial oferecido pela assistência à saúde da Uncisal é o fato de ela estar diretamente atrelada à academia. “Isso garante uma credibilidade ainda maior nos serviços ofertados pelas unidades assistenciais, por estarem ligadas aos avanços científicos alcançados na Universidade”, apontou Henrique de Oliveira Costa.

“Este ano de 2024, vamos seguir ampliando os serviços para garantir uma saúde ainda mais qualificada para os nossos alagoanos”, complementou o reitor. Ainda segundo ele, os investimentos na estrutura física, equipamentos e qualificação profissional refletem na excelência do serviço que orgulha toda a comunidade Uncisal e a população alagoana.

A Uncisal conta com três hospitais-escola, ambulatório de especialidades, o maior laboratório do estado, centro de diagnóstico e imagem, Centro Especializado em Reabilitação (CER III) e dois Centros de Apoio Psicossocial (Caps). Com exceção do CER III e dos Caps, as unidades da Uncisal oferecem serviços especializados de forma exclusiva, que são considerados referência em suas respectivas áreas: gestações de alto risco, doenças infectocontagiosas, psiquiatria, investigação de morte clínica, exames laboratoriais e exames por meio de imagens.

Números

No ano de 2023, a Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), referência estadual no atendimento à gestante de Alto Risco, atingiu a marca de 160.991 atendimentos. Dentre eles, estão os serviços de triagem, partos (normal e cesárea), internações (gestante e recém-nascido), cirurgias (cesáreas e eletivas), ultrassonografias, além de atendimentos ambulatoriais e exames laboratoriais.

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), referência no tratamento de doenças infectocontagiosas, realizou 47.669 atendimentos, sendo 27.537 pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e 20.132 pelo Serviço Ambulatorial (Pronto Atendimento). Já o único hospital psiquiátrico público de Alagoas, o Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR) efetuou 66.842 atendimentos, dos quais 65.497 foram ambulatoriais e 1.345 foram internações.