Saúde

Unidade Básica de Saúde ou Unidade de Referência: o que são e quando procurar?

Secom Maceió | 25/09/21 - 09h10
Polyanna Monteiro/Ascom SMS

Diariamente, a Rede Municipal de Saúde de Maceió oferece atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O serviço é ofertado em pontos de assistência espalhados pela cidade, como as Unidades Básicas e as Unidades de Referência. Maceioenses que precisam de atendimento devem estar atentos ao perfil de serviços disponíveis em cada um desses equipamentos públicos.

Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada dos serviços municipais e oferecem assistência para um público que vai do recém-nascido até a pessoa idosa. Vacinação, curativo, pré-natal, testes rápidos, acompanhamento de hipertensos e diabéticos, consulta com clínico geral, enfermeiros e odontologia básica são alguns dos serviços ofertados nesses locais.

Na Atenção Básica também são desenvolvidas ações de cuidado para públicos específicos, como o Planejamento Familiar, Programa de Tuberculose e a Hanseníase, Saúde da Mulher, do Idoso, da Criança, do Adolescente, dentre outros. A finalidade dessas unidades é oferecer o maior número de atendimentos básicos possível à população para garantir que as pessoas não precisem procurar serviços mais complexos sem a devida necessidade.

Com atuação complementar às UBS, as Unidades de Referência em Saúde (URS) são locais que oferecem consultas e serviços especializados de média complexidade. Elas contam com o atendimento de especialistas como cardiologistas, ginecologistas, psiquiatras, mastologistas, endocrinologistas, pediatras, dentre outros. Especialidades odontológicas e exames mais complexos também são disponibilizados em muitas das URS.

Para a coordenadora de Atenção Primária da Saúde Municipal, esse fluxo proporciona uma assistência ampla para as mais variadas situações. “Oferecemos um serviço integral, que visa atender todas as necessidades básicas e de média complexidade da população. Uma organização que tem funcionado bem, pois atende a população em seus mais variados níveis de necessidade”, explica Ednalva de Araújo.

Para ser atendido nas UBS, o usuário precisa se dirigir até a unidade mais próxima de sua residência e, munido do documento de identificação com foto, cartão SUS e comprovante de residência, fazer seu agendamento.

Para ter acesso ao atendimento especializado nas Unidades de Referência em Saúde da capital, os usuários precisam, inicialmente, passar por prévio atendimento com clínico geral nas UBS. Lá, de acordo com a necessidade de cada caso, o paciente será encaminhado para agendamento por meio do Sistema Regulador do município nas Unidades Básicas de Saúde de Maceió.

Demais serviços básicos como vacinação, curativo e teste rápido estão disponíveis nos dois tipos de unidades e podem ser acessados independentemente de prévio agendamento.

Unidades Básicas e de Referência em Saúde da capital

Atualmente, Maceió conta com oito Unidades de Referência em Saúde e 56 Unidades Básicas de Saúde, que se dividem entre aquelas que atendem por demanda espontânea ou pelo modelo Estratégia de Saúde da Família. A população pode procurar atendimento nas URS das 7h às 19h. Já as UBS, funcionam das 7h às 17h.

Confira lista das unidades e seus respectivos endereços aqui