Saúde

UPA do Jaraguá está com 95% das obras executadas

Agência Alagoas | 01/09/21 - 07h38
Thiago Duarte/Agência Alagoas

A nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que está sendo construída no bairro Jaraguá, em Maceió, já está em fase de conclusão, com 95% das obras executadas. O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, esteve no canteiro de obras na manhã desta terça-feira (31) e afirmou, por meio de suas redes sociais, que em breve a população poderá contar com a unidade.

“A UPA está sendo construída ao lado do Centro de Convenções e da Polícia Federal, que são áreas muito carentes de um primeiro atendimento de urgência. A população daqui ficava dividida entre se deslocar para UPA Trapiche, a porta azul do HGE [Hospital Geral do Estado], ou ir lá para o Jacintinho. Mas, agora, com esse grande investimento do Estado, o governador Renan filho escolheu estrategicamente essa área para que a gente possa levar uma saúde mais próxima”, diz Ayres.

Ainda de acordo com o secretário, a nova unidade, que recebe investimentos da ordem de R$ 6,2 milhões, irá desafogar o HGE e as outras Unidades de Pronto Atendimento. Serão beneficiados com a UPA, os moradores do Jaraguá, Poço, Ponta da Terra, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Mangabeiras. “É assim que a gente faz saúde. Aproximando da população de maneira resolutiva e ajudando quem mais precisa”, ressalta.

A nova UPA irá dispor de leitos de observação e de urgência e será referência nas áreas de clínica geral, pediatria, ortopedia e odontologia. Para isso, a unidade vai contar com um serviço de classificação de risco, além de consultórios, sala de gesso, laboratório, exames de raios-X, eletrocardiograma e sala de nebulização. A unidade será referência no atendimento de pacientes com febre alta, crises de pressão arterial, pequenas fraturas, cortes, além de infarto e derrame.