Contextualizando

"IOF só para arrecadar é abuso de poder"

Em 31 de Maio de 2025 às 15:00

"Ex-diretor do Banco Central, Alexandre Schwartsman avalia que o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é 'um abuso de poder' por se tratar de um tributo regulatório, mas que será utilizado pela equipe econômica com o objetivo aumentar a arrecadação para cumprir as metas fiscais.

'Não é um instrumento correto de se usar numa circunstância como essa. Acho que é um abuso do instrumento, é um abuso de poder', diz Schwartsman, também consultor da Pinnotti & Schwartsman Associados.

Schwartsman diz que a opção pelo uso do IOF mostra “um certo esgotamento do que se pode conseguir do ponto de vista de impostos de melhor qualidade” e evidencia uma agenda apenas arrecadatória da Receita Federal, sem que o órgão busque um sistema de impostos eficiente e a melhora da produtividade do País.

'O problema mais sério é que a gente tem um ministro da Fazenda que está comendo na mão da Receita Federal. Ele não está comendo na mão da Receita Federal agora, ele está comendo na mão da Receita Federal desde o começo do mandato', avalia.

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas