Saúde

Uso indiscriminado de colírios pode causar problemas de saúde, alerta oftalmologista

Assessoria | 03/11/21 - 13h05
Freepik / Reprodução

Irritação, ardência, coceira, ressecamento ocular. Quando algum desses sintomas aparecem, uma das maneiras mais cômodas e fáceis de aliviar o incômodo é fazer uso de colírios, afinal, é só pingar o produto nos olhos e esperar agir. Mas o que muitas pessoas não sabem é que os colírios são medicamentos e, como tal, não devem ser usados indiscriminadamente. O oftalmologista do Sistema Hapvida Maceió, Dr. Cleovan Almeida, explica que o mau uso e armazenamento inadequado do produto podem provocar problemas à visão e que todo cuidado é pouco na hora de cuidar da saúde dos olhos. 

Lubrificantes, antibióticos ou anti-inflamatórios - Existem diversos tipos de colírios disponíveis no mercado e cada um é indicado para uma finalidade. Os mais comuns são os lubrificantes, antibióticos e os anti-inflamatórios. O primeiro pode ser comprado sem receita médica e, de uma maneira geral, não possui contraindicação. 

“Eles se assemelham à lágrima natural e podem ser utilizados até quatro vezes ao dia. São excelentes para quem se expõe muito a telas ou, até mesmo, para quem trabalha em ambientes com ar condicionado, já que lugares mais frios ajudam no ressecamento ocular”, afirma o profissional. 

Os colírios antibióticos e anti-inflamatórios, por sua vez, são prescritos para o tratamento de doenças, como infecções. “O uso indiscriminado pode provocar alergias, aumento da pressão intraocular, catarata, glaucoma e até cegueira. Por isso, quando há desconforto nos olhos, a primeira ação a ser feita é procurar orientação médica”, alerta o médico do Sistema Hapvida Maceió. 

Colírios vasoconstritores, utilizados para dar a sensação de frescor e tirar a vermelhidão dos olhos, por exemplo, podem cortar os efeitos dos medicamentos para o controle da hipertensão arterial. Já os betabloqueadores, indicados para pessoas com glaucoma, devem ser utilizados com cautela em pacientes que sofrem com asma ou bronquite.

Práticas seguras - Confira as dicas do Dr. Cleovan Almeida para evitar colocar à saúde dos olhos em risco:

•    Verifique sempre a data de validade do produto;
•    Evite compartilhar o colírio com outras pessoas;
•    Durante a aplicação, a ponta do frasco não deve encostar no olho; 
•    Caso faça uso de mais de um colírio, aguarde cerca de 15 minutos para usar o próximo;
•    Armazene o medicamento em um lugar seco e arejado.