Saúde

UTI Neonatal da Santa Mônica é isolada após 15 bebês testarem positivo para a Covid-19

TNH1 | 09/03/21 - 07h17
Foto: André Palmeira /Agência Alagoas

A Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) comunicou, por meio de nota, que 15 bebês testaram positivo para o novo coronavírus. Outros dois que estavam sob suspeita da doença, testaram negativo e já receberam alta. Com isso, a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) está isolada para pacientes com Covid-19. 

No início da manhã, a assessoria da Santa Mônica havia informado que eram 14 bebês, mas, por volta do meio dia, esse número foi atualizado para 15. 

A maternidade afirmou que alguns bebês chegaram infectados de outro município, uns são filhos de mães que estão com a doença e outros pegaram a Covid-19 na maternidade.
A maternidade voltou a receber pacientes externos normalmente no fim da manhã.

A Santa Mônica reforçou que seis leitos foram disponibilizados para o uso da UTIN na Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais (Ucinco) para bebês de mães internas na MESM não suspeitos e não confirmados para a Covid-19.

Leia a nota atualizada, na íntegra:

A Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) informa que a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), neste dia 09 de março, encontra-se isolada para pacientes com Covid-19. Ao todo, estão na UTIN, neste momento, 15 bebês confirmados para a Covid-19. De acordo com o Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS),  02 bebês que estavam isolados, apresentaram testagem negativa e já receberam alta da UTIN, sendo transferimos para a Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais (Ucinco). Informamos ainda que estamos recebendo pacientes externos normalmente. Salientamos ainda que estamos tomando medidas internas para reforçar a proteção dos nossos pacientes.