Alagoas

Vacinação: 47.300 doses de imunizantes contra a Covid chegam hoje a Alagoas

Agência Alagoas | 30/08/21 - 10h11
Ascom Sesau

O Governo de Alagoas recebe, nesta segunda-feira (30), a décima primeira remessa de doses de vacinas contra a Covid-19 do mês de agosto. Desta vez serão 47.300 doses de imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde (MS), que desembarcam a partir de 16h50, no Aeroporto Zumbi dos Palmares. Deste total, 29.750 doses são da AstraZeneca e 17.550 da Pfizer.

Contando com esta última remessa, Alagoas contabiliza mais de um milhão de doses só neste mês, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Após a chegada a Maceió, os imunizantes terão a temperatura aferida, serão contabilizados e armazenados na sede do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, no bairro Farol.

A retirada das vacinas por parte das Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) acontece somente depois que o PNI/AL realizar o cadastro dos imunizantes. Para fazer a retirada, as SMSs devem realizar solicitação pelo Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES) e marcar agendamento prévio nas Centrais de Distribuição.

Na Central de Arapiraca, o agendamento deve ser feito pelo e-mail creadiarapiraca@gmail.com . Já para a retirada na Central de Maceió, o agendamento deve ocorrer pelo e-mail: redefrioalagoas@gmail.com

Avanço - O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, afirma que o avanço da vacinação é essencial para o combate à Covid-19. Ele destaca, ainda, a importância da vacinação das pessoas com 18 anos ou mais para que, em seguida, os adolescentes possam fazer parte da campanha em todo o Estado.

“Quando finalizarmos a última faixa etária adulta, vamos imunizar os adolescentes. Mas, para isso, a população precisa atender ao chamado para a vacinação, tanto para a primeira, quanto para a segunda dose”, salientou Ayres.

O gestor da Saúde estadual lembra que, para a taxa de transmissão do vírus não voltar a subir, as pessoas devem continuar seguindo as medidas de controle. “É necessário que as pessoas continuem usando a máscara, higienizando as mãos e mantendo o distanciamento social”, salientou.

Balanço – Até a última atualização do Ministério da Saúde (MS), Alagoas recebeu 3.412.250 doses das vacinas CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen. No total, o PNI em Alagoas já distribuiu 2.981.713 doses de vacinas para os 102 municípios.

Desde o início da Campanha Estadual de Vacinação em Alagoas, em 19 de janeiro deste ano, foram aplicadas 2.568.033 doses. Deste total, 1.766.251 de pessoas tomaram a primeira dose (D1) e 801.782 já foram imunizadas com a segunda dose (D2) ou dose única (DU).