Saúde

Vacinação contra a Covid-19 em Maceió segue normalmente no feriado de Nossa Senhora Aparecida

TNH1 com Secom Maceió | 11/10/21 - 10h25
Foto: TNH1

A vacinação contra a Covid-19 em Maceió será mantida e com corujão nesta terça-feira (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Estará disponível a primeira dose para pessoas de 12 anos ou mais, segunda dose para adultos e dose de reforço para idosos com 60 anos ou mais e profissionais de saúde com seis meses completados desde a aplicação da segunda dose, além de imunossuprimidos com pelo menos 28 dias da segunda dose.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nos shoppings Maceió (Mangabeiras) e Pátio (Benedito Bentes) e drive-thrus de Jaraguá e Serraria, a vacinação tem horário estendido, das 9h às 21h. Os outros quatro pontos – Papódromo, Ginásio Arivaldo Maia, Terminal do Osman Loureiro e Praça Padre Cícero – funcionam das 9h às 16h. Aos adolescentes entre 12 e 17 anos a Prefeitura administra exclusivamente a vacina da Pfizer, único imunizante autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para este público menor de 18 anos.

Agendamento - Os agendamentos para a segunda dose nas unidades de referência da vacinação contra a Covid-19 para a próxima semana serão abertos para o período de 13 a 15 de outubro para a D2 da vacina Astrazeneca. Não haverá agendamento para terça-feira (12). As unidades de saúde não funcionam no feriado.

Documentos necessários - Para se vacinar com a primeira dose, é necessário apresentar certidão de nascimento ou documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia). Para a segunda dose, basta apresentar o documento de identificação com foto e o cartão de vacinação. Quem perdeu o cartão pode solicitar a segunda via no posto onde tomou a primeira dose. Pessoas com deficiência visual que, ao tomar a primeira dose, tenham recebido o cartão convencional, podem solicitar a substituição pelo cartão em braile no ponto onde forem tomar a segunda.

Documentos para quem vai tomar dose de reforço - Para se vacinar com a dose de reforço, pessoas idosas e trabalhadores da Saúde devem apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência (não precisa cópia) e o cartão de vacinação com as informações da etapa anterior. Profissionais de saúde precisam comprovar, além de documento com foto, CPF e o cartão de vacina, documento comprobatório da condição de Trabalhador da Saúde. Vale ressaltar ainda que, para esse grupo, é fundamental levar uma cópia do comprovante de residência e do comprovante de vínculo profissional, pois uma via do documento será retida pelas equipes. Pessoas imunocomprometidas devem apresentar, além do documento de identificação e do comprovante de residência, algo que comprove a  imunodeficiência.