Saúde

Vacinação contra a Influenza tem início nesta segunda (25), em todos os municípios de AL

TNH1 com Assessoria | 24/03/24 - 16h31
Arquivo/Sesau

A Campanha de Vacinação contra a Influenza tem início em todas as 102 cidades de Alagoas nesta segunda-feira (25). A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) reforçou que o processo de imunização, que segue até o dia 31 de maio, vai contar com mais de 1,2 milhão de doses, enviadas pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI). O objetivo da Sesau é vacinar ao menos 90% do público alvo, para diminuir as complicações, as internações e as mortes causadas pela gripe.

O órgão estadual reforçou que são 16 grupos prioritários inseridos nesta única etapa de imunização. São eles: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas até 45 dias pós-parto; idosos com 60 anos ou mais de idade; trabalhador da saúde (todos os trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade); professores do ensino básico e superior; indígenas; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; e população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

A distribuição das vacinas começou na última semana, de acordo com cotas destinadas às secretarias municipais de Saúde. Para realizar a retirada, as secretarias municipais devem solicitar ao PNI/AL, via e-mail, os insumos e o quantitativo de doses, além de agendar a retirada. O imunizante contra a Influenza pode ser administrado na mesma ocasião de outros do Calendário Nacional de Vacinação.

Vacinação em Maceió - No último sábado (23), a prefeitura de Maceió comunicou os locais de imunização, assim como passou orientações para cadastro de idosos acamados. Confira abaixo:

Locais vacinação

A vacina é aplicada de segunda a sexta, em todas as Unidades de Saúde de Maceió. A imunização também ocorre nos seguintes pontos fixos e volantes:

Maceió Shopping – segunda a sábado, das 9h às 21h;

Pátio Shopping – segunda a sábado, das 13h às 21h e domingo, das 12h às 19h;

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Praia – Todos os dias – das 14h às 21h;

Saúde da Gente – segunda a sábado, das 8h às 20h;

Brota na Grota – segunda a quinta, das 9h às 16h.

Cadastro de idosos acamados

Para cadastro de vacinação de idosos acamados, os responsáveis podem entrar em contato para que a equipe faça a vacinação na residência.

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;

Telefone: (82) 3312-5589;

E-mail: idososacamados@sms.maceio.al.gov.br

Recomendações

Pessoas que após ingestão de ovo apresentaram quaisquer sinais de anafilaxia (angioedema, desconforto respiratório ou vômitos repetidos), a vacina pode ser administrada, desde que em ambiente adequado para tratar manifestações alérgicas graves (atendimento de urgência e emergência), sob supervisão médica, preferencialmente.

Para este público, deverá ser realizado agendamento com o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), situado no Ambulatório do Hemoal (Trapiche), através do telefone (82) 3315-2983 ou através do email: criealagoas@gmail.com, anexando o exame de sangue IgE específico para componentes do ovo dos últimos três meses.