Alagoas

'Vamos Subir a Serra' será encerrado neste fim de semana em Maceió

Secom Maceió | 16/11/18 - 07h51
Serra da Barriga | Arquivo / Agência Alagoas

Nascido com o intuito de preparar a comunidade cultural para subir a Serra da Barriga em celebração ao mês da Consciência Negra, o Vamos Subir a Serra, em sua segunda edição, ocupa o Espaço Cultural Zumbi dos Palmares, montado na Praça Multieventos. O projeto, idealizado pelo Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, recebe o apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac).

A intensa programação do fim de semana tem início neste sábado, às 9h, quando o Auditório Ganga Zumba recebe Makota Celina, do Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira (CENARAB), Lepê Correia, pesquisador pernambucano de culturas afro e brasileira, e Célio Rodrigues, babalorixá e historiador alagoano, para realizar a mesa de discussão “Xirê de Malungos – realidade e desafios das religiões de matriz africana”.

Às 15h, no mesmo auditório, Fábio Kabral, escritor e ator paulista, Dhierley Mateus, publicitário do Distrito Federal, e Nuno Coelho, coordenador nacional de relações institucionais dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs), debatem, no Tambor Falante, o afrofuturismo: vertente artística que busca sua estética na mistura entre elementos tradicionais afro e futuristas, como o cyberpunk.

Às 17h, o Auditório Ganga Zumba volta a receber uma importante discussão. Dessa vez, acontecerá a palestra “Cultura, arte e identidade negra”, ministrada pelo cultuado rapper, ator, escritor e ativista brasileiro, MV Bill. Às 21h, no palco externo da Praça Multieventos, Mel Nascimento e Naná Martins entram em cena para fazer o seu “Sábado das Yabás”. Às 23, logo depois do show, o cinema do Centro Cultural Arte Pajuçara abre suas portas para a realização de um corujão, com a exibição de filmes voltados ao evento, encerrando a programação do sábado.

No domingo (18), as atividades serão retomadas logo cedo, às 9h, com a presença da carioca Glória Celeste Bahia de Brito e de representantes da Rede de Mulheres Negras de Alagoas no Auditório Ganga Zumba, para debater “Mulheres negras em foco – contra o racismo, a violência e pelo bem viver”. Às 14h30, ainda no mesmo espaço, o Conselho Estadual de Mestres de Capoeira de Alagoas (Cemcal) realiza o Papoeira, uma roda de conversa.

Depois, às 16h, os Mestres deixarão o auditório e levarão os presentes para a área externa da Praça Multieventos, onde ministrarão um aulão aberto de capoeira. Às 16h, encerrando o dia, acontece, ainda na parte externa da praça, o Saurê Palmares: evento organizado pela Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) que levará dezoito atrações de cultura afro para abrilhantar o evento.