Brasil

"Vaquinha online" arrecada mais de R$ 100 mil para dentista recém-formado que vivia em barraco em João Pessoa

Portal T5 | 27/06/19 - 15h16
Reprodução Instagram

As imagens de um rapaz simples, olhar sereno e esperançoso foram compartilhadas centenas de vezes nas redes sociais nessa sexta-feira (14). A história era sobre um recém-formado em Odontologia vivendo em situação vista por muitos como degradante, em uma comunidade de João Pessoa.

Chão de terra era base do barraco construído com madeira e papelão no bairro de Mandacaru. Livros da área de saúde se misturavam com um colchão em um balcão de madeira improvisado ao lado de um fogão feito de forma artesanal. No barraco, os sapatos brancos - gastos - destoavam na dureza do lugar.

Natural da cidade de Olho D´'água, no Sertão do Estado, Leandro Rodrigues tem 27 anos e faz parte de uma forte estatística atual em que jovens graduados que não tiveram a oportunidade do primeiro emprego na área de formação. Mas a história de Leandro vai além da falta de trabalho, ele também se encaixa nos índices de jovens com depressão. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgados no ano passado, o Brasil lidera o ranking de casos de depressão na América Latina. Conforme o órgão, quase 6% da população, sendo 11,5 milhões de pessoas, sofrem com a doença.

Início

Tudo começou há três anos quando o estudante perdeu o pai vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). "Ele era o meu apoio. Era o único que me ajudava", revive nas lembranças.

O pai faleceu antes que ele concluísse a graduação. Com força de vontade, sentindo na pele as dificuldades de uma sociedade desigual, Leandro superou a falta de privilégios e conseguiu terminar os estudos.

A dor da ausência desencadeou a depressão no jovem sonhador. O vazio trouxe uma sequência de sofrimentos que, aos poucos, vêm sendo amenizada depois que Talita, de 40 anos, conheceu a história do jovem dentista nesta semana.

Com esperança de dias melhores, Leandro aceitou gravar vídeos para apresentar ao mundo a realidade que ninguém vê.