Economia

Veja as dicas para um consumo consciente e eficiente de energia em casas de veraneio

Assessoria Equatorial | 29/12/21 - 12h09
Ilustração

Durante esta semana, muitas famílias alagoanas começaram a se deslocar para aproveitar o Réveillon nas casas de praia ou de campo. E como a maioria dessas residências ficam fechadas durante boa parte do ano, a Equatorial Alagoas separou dicas essenciais de consumo consciente e eficiente de energia elétrica. Afinal, para poupar o transporte de bagagens, muitos consumidores têm o hábito de manter nos imóveis eletrodomésticos antigos e ultrapassados que acabam sendo os grandes vilões quando o assunto é conta de luz. 

Para evitar o desperdício de energia nos dias de festa e descanso que se estendem durante a estação do verão, o primeiro ponto de atenção é o alerta para os equipamentos em funcionamento como: televisão, liquidificador, máquina de lavar, chuveiro elétrico, geladeira, ventilador e ar condicionado. Caso os eletrodomésticos estejam obsoletos, é importante fazer a substituição por equipamentos mais modernos e eficientes ou levá-los em uma assistência técnica de confiança, para fazer uma boa manutenção. 

“Parece bobagem, mas muita gente simplesmente esquece dos eletrodomésticos que tem na casa de veraneio e, quando chega a época de final de ano e alta temporada, se surpreendem ao encontrá-los estragados, com pontas de ferrugem e até mesmo, sem funcionar. A nossa dica é visitar o imóvel com mais frequência para fazer a manutenção desses aparelhos, limpar sempre que possível e checar se está tudo bem”, alerta a gerente de relacionamento com o cliente Patrícia Moraes.

“Essa dica vale não só para aumentar a durabilidade dos eletrodomésticos, como para ajudar a economizar energia elétrica. Já que quanto mais obsoleto um aparelho, maior vai ser o consumo de energia”, complementa a gerente. O principal exemplo é a geladeira. Somente esse equipamento, com mais de 10 anos de uso pode consumir cerca de 150 Kwh por mês, o que representa mais de R$ 100”.  

Outra dica importante é a substituição das lâmpadas fluorescentes compactas que podem ser trocadas por lâmpadas de LED, mais eficientes, econômicas e com vida útil estimada em 10 anos. As lâmpadas LED com selo Procel de eficiência garantem uma economia de até 40%.

Revisão nas instalações elétricas internas - Além do bom funcionamento do fornecimento de energia elétrica das residências, sem o desperdício de energia, uma revisão na instalação elétrica de forma periódica também poderá proporcionar economia na conta de luz, uma vez que instalações elétricas modernas e eficientes reduzem as perdas de energia e reforçam a confiabilidade das instalações, além de prevenir acidentes domésticos causados por sobrecargas e curtos-circuitos.

Em cidades do litoral essa revisão deve ser mais frequente por causa da ação da maresia e da salinidade nas estruturas do padrão de entrada e instalações internas das residências. Para os alagoanos que optaram pelo aluguel de casas de veraneio, ao chegar na residência, é fundamental certificar-se de localizar onde fica o disjuntor e conferir o estado da fiação e das tomadas.