Saúde

Veja como será o funcionamento do Hemoal durante o feriadão da Páscoa

Ascom Sesau | 13/04/22 - 12h20
Voluntários devem comparecer aos postos de coleta de sangue usando máscara | Foto: Carla Cleto / Agência Alagoas

Aberto todos os dias do feriadão da Páscoa para distribuir hemocomponentes aos hospitais e maternidades públicas, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) funcionará em horários especiais para doação de sangue. O objetivo é manter estabilizado o estoque de sangue do órgão, para atender a demanda trasfusional da Rede de Saúde Pública, que durante este período aumenta 30%, conforme estatística dos anos anteriores.

Na Unidade Maceió, o Posto de Coleta do Trapiche vai abrir na quinta-feira (14) e no sábado (16), das 7h30 às 17h, mas estará fechado na sexta-feira (15); já o Posto de Coleta do Farol, no Hospital Veredas, não irá abrir na quinta (14), como ocorre semanalmente. Na Unidade Arapiraca, o Posto de Coleta que funciona no antigo Empresarial Solution Center, irá atender os voluntários na quinta (14), das 7h às 12h e das 13h às 17h, além de realizar coleta externa na Praça Marques da Silva, no horário das 8h às 12h e das 13 às 16h, retomando o atendimento na segunda-feira (18).


Conforme o Ministério da Saúde (MS), o voluntário que desejar doar sangue, deve ter no mínimo 16 anos de idade e peso igual ou superior a 50 quilos, além de apresentar um documento de identificação com foto. É exigido, ainda, que o candidato à doação de sangue esteja com boa saúde e usando máscara ao comparecer ao posto de coleta.

A doação de sangue é proibida permanentemente para o voluntário que tenha contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, após os 11 anos, hepatite. No caso das mulheres, há impedimento para aquelas que estejam grávidas ou amamentando. Mas se o candidato tiver colocado um piercing ou feito tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, a doação de sangue só pode ocorrer após um ano.

Quanto ao voluntário que já é doador habitual, é necessário que a última doação de sangue tenha ocorrido há dois meses, no caso dos homens. Com relação às mulheres, o intervalo entre a última doação e a nova deve ser de três meses.

Covid-19 – Caso o candidato à doação de sangue que tenha sido infectado pelo novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 10 dias, contados após a recuperação. Quanto ao voluntário que teve apenas contato com uma pessoa infectada e, nos sete dias subsequentes, não apresentou sintomas da Covid-19, pode se candidatar à doação de sangue normalmente.

No caso do voluntário que tenha sido vacinado contra a Covid-19, é necessário aguardar um intervalo para doar sangue. Em se tratando da vacina CoronaVac, a doação só deve ocorrer após 48 horas, mas se os imunizantes utilizados foram AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo aumenta para sete dias. Com relação à vacina contra a Influenza, o período de inaptidão também é de 48 horas.