Brasil

Veja o que já se sabe sobre a prisão do sargento da FAB com 39 kg de cocaína na Espanha

Folhalpress | 26/06/19 - 15h19
Forças Aéreas

Um militar da Aeronáutica brasileira foi detido nesta terça-feira (25) no aeroporto de Sevilha, na Espanha, por suspeita de tráfico de drogas. Com ele, foram apreendidos 39 kg de cocaína.

Segundo o ministério da Defesa, os fatos estão sendo apurados em um Inquérito Policial Militar.
O sargento integrava a comitiva de militares que presta apoio à viagem do presidente Jair Bolsonaro, que vai participar em Tóquio, no Japão, da reunião do G20.

Veja abaixo o que já se sabe sobre a prisão do militar da FAB
Quem é o militar preso com cocaína que integrava a equipe de viagem do presidente Bolsonaro?
Ele é sargento da FAB (Força Aérea Brasileira), tem 38 anos e é casado. Ele fazia parte da comitiva de 21 militares que dá suporte à viagem do presidente Jair Bolsonaro, que está em deslocamento rumo a Tóquio, no Japão, para participar da reunião do G20. O nome do militar preso não foi divulgado.

Como e onde o militar foi preso?
A detenção do sargento ocorreu nesta terça durante um controle aduaneiro de rotina realizado no aeroporto de Sevilha, no sul da Espanha. Ele estava no avião da FAB, um Embraer 190, do Grupo Especial de Transporte da FAB, que fez uma escala na cidade espanhola.

A droga foi localizada no mesmo avião que transportava o presidente Jair Bolsonaro?
Não. O presidente Bolsonaro, que embarcou na noite desta terça, não estava na mesma aeronave do sargento.

Como a droga foi localizada?
De acordo com a Guarda Civil, força de segurança responsável pelo controle alfandegário na Espanha, os 39 kg de cocaína estavam divididos em 37 pacotes e escondidos numa maleta. Após a localização da droga, o militar ficou detido no prédio da Guarda, e os demais militares seguiram viagem ao Japão. O caso será levado à Justiça local ainda nesta quarta (26).

O militar vai responder na Justiça por qual crime?
O sargento deve ser investigado pelo crime de tráfico de drogas. O Código Penal espanhol descreve o delito como crime contra a saúde pública.

O que a polícia espanhola diz sobre o destino da droga?
Investigadores disseram à imprensa espanhola que o destino final da cocaína seria a Espanha. Ainda não se sabe quem receberia a droga e se o militar seria pago pelo transporte.

A detenção do militar afetou a viagem do presidente Jair Bolsonaro?
Após a prisão do sargento, o avião do presidente Jair Bolsonaro mudou a rota de viagem. Ele decolaria de Brasília rumo a Sevilha para, na sequência, seguir viagem ao Japão. No final da noite desta terça, a agenda oficial do presidente divulgada no site do Planalto passou a mostra Lisboa, a capital de Portugal, como local de escala. A assessoria do presidente não explicou se a mudança da rota ocorreu devido à prisão do militar.

Como o presidente Jair Bolsonaro se manifestou sobre o caso?
No Twitter, Bolsonaro disse que foi informado da detenção e determinou ao ministro da Defesa, general de Exército Fernando Azevedo e Silva, "imediata colaboração com a Polícia Espanhola na pronta elucidação dos fatos, cooperando em todas as fases da investigação, bem como instauração de inquérito policial militar".
Bolsonaro disse ainda que as Forças Armadas têm em seu contingente "cerca de 300 mil homens e mulheres formados nos íntegros princípios da ética e da moralidade" e que, caso o envolvimento do militar venha a ser comprovado, que ele seja "julgado e condenado na forma da lei".

O que o presidente interino Hamilton Mourão disse sobre a prisão do militar?

O presidente interino, Hamilton Mourão, afirmou nesta quarta que as Forças Armadas não estão imunes ao tráfico de drogas e que o militar preso receberá uma "punição bem pesada".

"Agora, o mais importante é ver as conexões que ele [militar] poderia ter, porque uma atitude dessa natureza não brotou da cabeça dele. Com certeza existem conexões nisso aí", ressaltou.

Segundo Mourão, o problema de consumo de drogas entre jovens militares é uma "preocupação constante", o que leva as Forças Armadas a fazer um trabalho de conscientização.

"Eu acredito que esse militar aí é questão de dinheiro, né? Então você sabe que o vil metal corrompe. A pessoa tem de ser muito forte mentalmente, muito ciosa dos seus valores e dos seus deveres para não ser corrompida", disse.

Outros militares já foram presos por tráfico de drogas para a Europa usando aviões da FAB?
Sim. Em 2011, um coronel da reserva foi penalizado com a perda do posto e da patente pelo Superior Tribunal Militar pelo tráfico de cocaína em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). Antes, ele já havia sido condenado pela Justiça Federal a 17 anos de prisão.

Outros dois oficiais da Aeronáutica envolvidos no caso foram condenados a 16 anos de reclusão, cada um. Segundo os autos, o coronel integrava uma quadrilha especializada em tráfico internacional de drogas para a Europa, mediante a utilização de aeronaves da FAB.

O militar foi preso, em flagrante, no dia 19 de abril de 1999, com 32 kg de cocaína, escondidos em malas de viagem, com destino a Las Palmas, nas Ilhas Canárias.