Brasil

Veleiro com 1,5 tonelada de cocaína é interceptado a 270 km da costa brasileira

Folhapress | 16/02/21 - 09h02 - Atualizado em 16/02/21 - 14h03
Divulgação/Marinha

Um veleiro com 1,5 tonelada de cocaína foi interceptado em águas brasileiras neste domingo (14) a cerca de 270 quilômetros da costa, na altura do estado de Pernambuco.

Os cinco tripulantes do veleiro, todos brasileiros, foram detidos no interior da embarcação e foram conduzidos para a Superintendência da Polícia Federal no Estado de Pernambuco, onde permanecem presos.

A operação foi conduzida pela Marinha e Polícia Federal com o emprego do Navio-Patrulha Oceânico Araguari, que interceptou o veleiro que seguia em direção à Europa.

O veleiro foi escoltado até a costa brasileira e aportou no Recife na manhã desta terça-feira (16). De acordo com a Polícia Federal, os cerca de 70 pacotes de cocaína apreendidos no veleiro serão incinerados.

A operação foi realizada em parceria com três entidades internacionais de combate ao narcotráfico: a Centro de Análise e Operações Marítimas de Lisboa, de Portugal, a NCA (National Crime Agency), do Reino Unido e Agência de Repressão às Drogas (DEA, na sigla em inglês), dos Estados Unidos.

Em nota, Marinha do Brasil destacou o papel da cooperação e troca de informações com instituições internacionais no sucesso da operação.

"Isso reforça a necessidade de uma vigilância constante da costa brasileira, nossa Amazônia Azul", afirmou o Capitão de Mar e Guerra Paulo Freitas, comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste.

A Marinha também destacou a importância de aprimorar o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul, cuja missão de monitorar e controlar os 5,7 milhões de quilômetros quadrados das águas jurisdicionais brasileiras.