Economia

Vendas do varejo caem 0,6% em abril

Folhapress | 12/06/19 - 11h44
Arquivo

O volume de vendas do varejo brasileiro recuou 0,6% em abril, ante o mês anterior, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (12). Em março o resultado foi revisado para 0,1% e, em fevereiro, para -0,1%, na comparação mensal.

Em relação a abril de 2018, houve alta de 1,7% no volume de vendas, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio. O acumulado no ano é de 0,6% e, nos últimos 12 meses, de 1,4%.

Cinco das oito atividades tiveram queda de março para abril. Os destaques ficaram com hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-1,8%) e tecidos, vestuário e calçados (-5,5%).

Também houve recuo nas vendas de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-0,7%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,4%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-8,0%), revertendo os resultados positivos apresentados no mês de março.

As atividades em alta nessa comparação foram apenas móveis e eletrodomésticos (1,7%), combustíveis e lubrificantes (0,3%) e livros, jornais, revistas e papelaria (4,3%).

O volume de vendas do comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças, e de material de construção, ficou estável em relação a março de 2019, após avançar 1,1% no mês anterior.