Política

Vereadores criticam governo passado por não funcionamento de UPA"s

11/11/15 - 19h38

Sessão da Câmara nesta quarta-feira (Crédito: Divulgação)

Sessão da Câmara nesta quarta-feira (Crédito: Divulgação)

A Câmara Municipal aprovou, em primeira discussão, Projeto de Lei de autoria do vereador KelmannVieira (PMDB), que dá a denominação de Dr. Roosevelt Cavalcanti a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Benedito Bentes. A proposta recebeu o apoio dos demais parlamentares, que elogiaram a iniciativa.

Durante o debate sobre o PL, os parlamentares demonstraram preocupação quanto à atual situação das duas UPAS existentes na Capital, uma na parte alta da cidade e outra na parte baixa, localizada no Trapiche da Barra. Apesar de já terem sido oficialmente entregues pelo governo do Estado, ambas continuam sem funcionar.

O presidente da Casa e autor da proposta criticou a iniciativa da gestão anterior do governo do Estado de ter feito a entrega sem que as unidades estivessem efetivamente prontas e equipadas. “É lamentável que ao final do governo, se tome uma atitude assim. Houve propaganda enganosa, já que a população foi induzida a achar que ao entregar as UPAS, ela poderia contar com mais estes equipamentos de atendimento médico. E, agora, há uma cobrança sobre a Prefeitura, como se a responsabilidade fosse exclusiva do Poder Executivo municipal”, disse ele, complementando que as unidades foram entregues, à época, sem dispor de uma maca sequer.

Kelmann Vieira esclareceu ainda o projeto das UPAs estabelece uma parceria entre as três esferas de poder, cabendo ao governo federal a construção das unidades, ao governo do Estado, equipá-las e ao município, a cessão dos servidores.

O vereador Wilson Jr (PDT) também criticou a ação do governo do Estado na gestão passada. “Entregar sem estar pronta é um absurdo, tanto que os prédios estão construídos e continuam fechados com o mato crescendo livremente ao redor deles. Os maceioenses têm razão ao se revoltar com a situação”, declarou.

Segundo a vereadora Heloísa Helena (Rede), na gestão da ex-secretária Silvana Medeiros, a Prefeitura desenvolveu todos os esforços para assegurar a sua parte e garantir a abertura das unidades.

Já, de acordo com o líder do governo na Câmara, vereador Eduardo Canuto (PV), o prefeito Rui Palmeira tem mantido contato com o governador Renan Filho para que, em conjunto, sejam definidas ações para a abertura da UPAS. “Há um entendimento de que as unidades são estratégicas para garantir uma melhor assistência em saúde à população, desafogando, por exemplo, o Hospital Geral do Estado (HGE), que hoje enfrenta em alguns momentos superlotação, diante de tantos casos que poderiam ser atendidos em outras locais”, afirmou.

O vereador Silvanio Barbosa (PSB) cobrou uma solução imediata para o problema, lembrando que são, principalmente, os moradores dos bairros periféricos que mais sofrem com as UPAS fechadas. “É lamentável que se passe pelas unidades, constate-se que estão com os prédios prontos, mas continuem de portas fechadas. Enquanto isso, centenas de pessoas sofrem sem ter acesso a uma consulta ou a fazer um exame por mais simples que seja”.