Alagoas

Vida mais ativa: Sesc Alagoas promove aulas de caratê para idosos

Assessoria | 12/08/22 - 21h21
Assessoria

Aulas de caratê para pessoas idosas. Essa é a mais recente iniciativa do Trabalho Social com Grupos (TSG) do Sesc Alagoas. Com o objetivo de proporcionar uma vida mais ativa e saudável para seus participantes, a atividade foi muito bem recebida pelo público e já conta com 24 inscritos. As aulas começaram esta semana e serão realizadas sempre às terças e quintas, das 15h às 16h, na Unidade Sesc Poço.  

Uma das participantes é a aposentada Geralda Nunes, que nutre uma paixão antiga pela arte marcial. “Quando saí do sertão de Pernambuco para morar numa pensão com meu irmão, em Maceió, o filho da dona da pensão fazia caraté. Eu sempre dizia pra ele como queria aprender, mas não tinha como”, contou.  

Na época, aos 18 anos, com o tempo dividido em estudo e trabalho e poucos recursos financeiros, ela não podia investir nas desejadas aulas. Agora, aos 66, aproveita a oportunidade. “Estou gostando demais, estou apaixonada. Finalmente poder viver isso... Cometo vários erros, mas e daí? É para errar mesmo, né? E estou muito feliz. Na primeira aula que tive eu pensei ‘Deus do céu, cheguei aonde eu queria’”.  

Professor de caratê há 15 anos, o responsável pelos ensinamentos é Alisson Lima, que está empolgado com o novo projeto. “Aqui vamos trabalhar equilíbrio, flexibilidade, fortalecimento de algumas partes do corpo e autoestima. Num primeiro momento as aulas serão mais focadas em trazer benefícios para a saúde deles”, explicou.  

Os benefícios do caratê são muitos. A prática regular ajuda a promover o bem-estar, melhorar a postura e fortalecer a musculatura. Especialmente para a pessoa idosa, esse fortalecimento da musculatura é fundamental na melhora da qualidade de vida, porque diminui os riscos de queda, proporcionando mais autonomia para o indivíduo, além de ajudar a prevenir a osteoporose.  

Desenvolvido em unidades do Sesc de todo o país, o TSG promove a troca de experiências e conhecimentos entre seus integrantes, por meio de um processo socioeducativo. No Sesc Alagoas, o projeto é realizado com pessoas idosas, que atualmente compõe um grupo de aproximadamente 800 inscritos.